13.8 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Indicadores gerenciais minimizam riscos e garantem sustentabilidade

2017-06-30 10:03:00

O programa Mais Inovação, uma das linhas de atuação da ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, vem intensificando, cada vez mais, o foco na gestão produtiva e econômica da propriedade rural. São 15 técnicos de campo trabalhando na transferência de conhecimento por meio de orientações na aptidão de uso do solo, oportunidades de produção e gestão. Até maio de 2017 foram atendidos 159 produtores em 29 municípios de Mato Grosso do Sul.

E tem propriedade colhendo os frutos desse trabalho. É o caso da Fazenda São Jorge, em Jaraguari, que abriu as porteiras para o Dia de Campo que mostrou estratégias de adubação de pastagem e gestão eficiente. “É muito interessante mostrar os resultados do ATeG já que essa é uma propriedade tradicional há 30 anos, baseada na sucessão familiar e que vem produzindo de forma sustentável. Este é um exemplo de que com baixo investimento os resultados são grandes. De um lado melhoramos o manejo de pastagem e a taxa de lotação. Do outro, empoderamos o produtor, que está mais capitalizado, mais estabilizado, conhecendo o seus custos de produção e os riscos do negócio, por meio dos 49 indicadores desse programa de gestão”, afirma a gestora do ATeG do Senar/MS, Mariana Urt.

De uma área de 577 hectares, 120 hectares foram recuperados. “Na recuperação é mantido o mesmo capim e trabalhamos a correção e fertilidade do solo por meio de adubações superficiais (aplicação de calcário, gesso e adubo a lanço, em outras palavras jogado por cima do capim existente), lá o que foi feito foi a recuperação e o manejo da pastagem  (controle da altura da planta na entrada e saída do gado)”, aponta a coordenadora do programa Mais Inovação, Vanusa Borges.

""“Eu vejo a importância do Mais Inovação e da gestão por me dar um norte, saber onde estou e para onde vou, conhecer e corrigir o que estiver de errado e, juntamente com o técnico melhorar os índices de propriedade, controlar e pagar as despesas, aumentar o lucro, embasar a tomada de decisão para chegar no melhor da propriedade e com maiores chances de acertos.  Fiz também a descoberta da minha capacidade gerencial, pensando junto com o técnico”, explica o proprietário, Roney Domingues Fernandes.

Na propriedade, a atividade é voltada para recria e engorda de machos e fêmeas. De acordo com o produtor rural, a ração foi deixada de lado, e para alimentação dos animais, só forragem e sal mineral. A diferença está no ganho de peso do rebanho, e os animais estão prontos para o abate aos 24 meses.

“A carne é o produto comercializado pelo produtor, mas antes de qualquer coisa existe a produção primária do pasto. Por isso é importante investir no solo como berço da produtividade. Nem sempre é o dinheiro que define. Um pastagem bem manejada, com sanidade adequada, favorecem os indicadores de desempenho que medem a performance do negócio. Isso é fundamental para a competitividade do setor”, enfatiza o palestrante e instrutor do Senar/MS, Rui Gessi, que falou sobre as ferramentas de gestão para uma propriedade rural sustentável.  Além disso, o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Ademir Hugo Zimmer, abordou as estratégias de adubação e manejo de pastagens.

Parceria que deu certo – Desde 2014, o Sebrae é o maior parceiro do Senar/MS no programa Mais Inovação. Juntas, as instituições visam estimular os produtores rurais a aperfeiçoar a atividade, possibilitando novas oportunidades de negócio e fortalecendo o que já desponta na propriedade. “Nossa intenção é fazer com que esse conhecimento técnico chegue diretamente no produtor, ainda mais quando ações de inovação e tecnologia como esta podem transformar a pecuária de corte, que é um dos pilares da nossa economia”, declara o coordenador de projetos em agronegócios do Sebrae/MS, Marcus Rodrigo de Faria.

A parceria vai para o quinto ano consecutivo, e para as demandas do ciclo 2017/2018 do Mais Inovação, o Sebrae disponibilizou R$ 1,5 mi. A expectativa é de atender 200 novas propriedades no Mato Grosso do Sul.

O prazo para as inscrições termina no dia 14 de julho. As visitas são mensais no período de anos, com duração de 4 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (67) 3320-6930.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete