15.1 C
Amambai
quarta-feira, 17 de abril de 2024

Plano Safra 2017/2018 Produtores rurais devem ter atenção a prazos e juros

2017-06-10 07:06:00

Divulgado na última quarta-feira (7), pelo Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Plano Agrícola e Pecuário 2017/2018 destinará R$ 190,3 bilhões para financiamento da agricultura nacional. De forma geral, as operações com maior destaque ficaram por conta da redução dos juros em até 2 pontos percentuais, aumento no percentual de crédito de custeio, investimentos e programas de incentivo à atividade como Moderfrota, Inovagro e PCA – Programa para Construção e Ampliação de Armazéns.

Na avaliação do gestor da Unidade Técnica do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Justino Mendes, os produtores rurais precisa ficar atentos e observar com muita atenção as linhas de crédito oferecidas, visto que houve redução de prazo para pagamento e diminuição no percentual de juros é insuficiente para cobrir o aumento nos custos de produção. “Os produtores precisam analisar com muita atenção seus fluxos de caixa para não se assumirem compromissos financeiros de médio e longo prazo. A queda nos e juros e o aumento de crédito no custeio não atenderam as expectativas do setor”, observa.

Mendes explica que a justificativa do governo federal, para não atender plenamente a demanda do setor, considerando-se a elevação de 13,5% na média dos custos de produção e redução de juros para 5,5% ao ano para o Pronamp e 6,5% ao ano para os demais produtores, considerando a sequência de redução da taxa de inflação diz respeito Emenda Constitucional 95 que tem o objetivo de limitar o crescimento das despesas do governo. “Conforme informado pelo poder público não foi possível atender as solicitações de aumento sinalizada pelos entes da cadeia produtiva, pois, incorreriam em descumprimento do Novo Regime Fiscal”, acrescenta.

Juros X Prazo – Outro fato que preocupa o setor produtivo é a redução de prazo para pagamento de empréstimos, nos principais programas de estímulo a atividade. “Os juros praticados em frentes de estímulo a investimentos como Moderfrota tiveram redução de 1%, enquanto que o Inovagro e o PCA – voltados para inovação tecnológica na agricultura e construção e reforma de armazéns – registraram respectivamente queda de 2%. Porém, a redução no prazo de pagamento de 24 para 14 meses deixa os empresários rurais receosos de solicitar a maioria das linhas de crédito subsidiadas pelo governo federal”, conclui o gestor.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 17 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete