12.2 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Governo finaliza MP para acelerar registro de agroquímicos

2017-05-28 23:02:00

Questionado pelo Agrolink, Blairo Maggi afirmou que o governo pretende modernizar e facilitar o registro de agroquímicos. Ao assumir a titularidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ele havia adiantado a intenção de criar um novo órgão, vinculado ao Mapa, que centralizasse o processo.

“Tem uma medida provisória (MP) que nós pedimos, está na Casa Civil e vai ser encaminhada ao Congresso Nacional, que vai regulamentar tudo isso, criando novos ritos para o licenciamento [de agroquímicos]. É uma coisa que tem de ser negociada de governo, envolve Anvisa, Ibama e Mapa. Não é uma decisão ou vontade só de uma parte”, explica.

“O que nós precisamos é modernizar o sistema, porque o agricultor não faz preço no final [da colheita] para seu produto. Ele precisa comprar insumos, e mais baratos, para ele ser mais competitivo. E uma das maneiras nas quais você pode fazer que o produtor pague menos é aumentando a concorrência. E isso se faz liberando mais moléculas para estarem na prateleira, disponíveis para os produtores escolherem o que querem fazer”, justifica o ministro.

Nós defendemos a tese de que devemos ser rápidos nisso, e não da forma como vinha sendo feito, gastando quatro, cinco ou até dez anos para se ter a liberação de uma nova molécula. Isso além do atraso tecnológico que você tem.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Enquete