26.6 C
Amambai
terça-feira, 19 de março de 2024

Brasil vai exportar material genético para Ruanda e Argentina

2017-05-24 11:02:00

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu a confirmação de abertura de dois novos mercados compradores de genética bovina, de Ruanda e da Argentina. A exportação desse produto para Colômbia, Peru e Venezuela também está em negociação, de acordo com a Coordenação de Trânsito e Quarentena Animal do ministério.

Na segunda-feira (22) o Departamento de Saúde Animal (DSA) foi comunicado, pelo Serviço Veterinário de Ruanda, que foram aceitas as propostas de Certificado Zoosanitário Internacional, encaminhadas em março. Isso viabiliza a exportação de sêmen e de embriões, graças à condição sanitária do rebanho brasileiro, ao melhoramento genético das raças e ao alto grau de tecnificação das centrais de coleta e de processamento de material genético bovino registradas no Mapa. Os embarques do material, agora, só dependem das negociações comerciais.

Nesta terça-feira (23), o serviço sanitário da Argentina (Servicio Nacional de Sanidad y Calidad Agroalimentaria – Senasa) formalizou a aceitação do certificado, que possibilitará o comércio entre Brasil e Argentina de embriões bovinos in vitro.

A produção in vitro de embriões bovinos (PIVE) é tecnologia utilizada para aumentar a produtividade, por possibilitar a multiplicação rápida e o aumento do número de produtos oriundos de animais melhoradores de plantéis. Inicialmente, essa técnica era aplicada no Brasil apenas para fins de pesquisa. Dos anos 2000 para cá, passou a ser utilizada em larga escala comercial. O Brasil é o maior produtor mundial e de referência no uso de PIVE em bovinos e, por isso, tem buscado ampliar o número de mercados interessados em importar embriões in vitro.

Até agosto de 2016, não havia acordo sanitário com países da América do Sul para o comércio de embriões bovinos in vitro. Desde então, já foram firmados acordos sanitários para exportação com o Paraguai, Bolívia, Uruguai e, agora, Argentina.

Desde 2015, o acesso progressivo a mercados importadores de genética bovina brasileira é viabilizado graças à parceria firmada entre o Departamento de Saúde Animal (DSA) e entidades do setor produtivo brasileiro, tais como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA) e Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Enquete