Gazeta de Amambaí


Quinta-Feira, 11 de Maio de 2017 às 11:02

El Niño fraco traz risco de geadas no Sul

O meteorologista Celso Oliveira, da Somar, alerta para a possível ocorrência de frio tardio e geadas entre o final de Agosto e início de Setembro. O problema, segundo ele, é que o possível fenômeno ‘El Niño’ (que ainda não está confirmado) deve ser de intensidade fraca.

“O fenômeno ‘El Niño’ tem um nome com uma conotação muito forte. Quando se menciona, já se associa a chuvas em excesso no Sul, seca no Norte e Nordeste. Outro efeito é imaginar que, se deu ‘El Niño’, não vai fazer frio, e o risco de geada é menor”, lembra ele.

O especialista ressalta que, como o evento deve ser fraco, também é importante ter cautela com relação ao final de inverno e início de primavera. O cuidado deve ser ainda maior na segunda quinzena de Agosto, primeira de Setembro, quando os agricultores já começam a instalar as culturas de primavera, ou mesmo o trigo fica mais suscetível a geadas.

“Como o fenômeno é fraco, não quer dizer que não se possa ter um frio tardio. Existe o risco de termos algumas ondas de frio, embora mais espaçadas e não tão frequentes como o normal, mas há possibilidade de frio tardio entre final de Agosto e início de Setembro”, conclui. 

Fonte: Agrolink

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Rural

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.