20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Safra de milho recorde prevê 9,180 milhões de toneladas em MS

2017-05-06 08:02:00

As condições de clima tem favorecido até o momento o desenvolvimento das lavouras da segunda safra de milho em Mato Grosso do Sul. Desse modo, a Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de MS), com base em dados do SIGA (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), reafirmou na circular divulgada nesta semana, a projeção de uma produção recorde nesta temporada, 9,180 milhões de toneladas.

O analista de grãos do Sistema Famasul, Leonardo Carlotto, relata que as condições e qualidade das plantas na safra atual de milho estão mais homogêneas e favoráveis do que no mesmo período do ano passado. “Em algumas regiões, o índice de biomassa, que indica essas condições, é até maior que a média histórica”, analisa.

Ele destaca que as chuvas têm contribuído para isso. “De forma geral, no sul do estado, tem chovido cerca de 200 milímetros a menos e, no centro-norte, 100 milímetros a menos do que a média histórica para essas regiões. Mesmo assim, as chuvas têm sido satisfatórias e estão bem distribuídas”, comenta.

De acordo com a Aprosoja/MS, a produtividade projetada para este ciclo é de 85 sacas por hectare, 45,5% superior ao alcançada na segunda safra da temporada passada, quando houve quebra na produção de milho devido a questões climáticas. Em 2016, a produtividade média do estado foi de 58,4 sacas por hectare.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete