15.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Sindicado Rural orienta produtores sobre Funrural em Amambai

2017-04-25 18:27:00

Vilson Nascimento

O Sindicato Rural de Amambai (SRA) reuniu na noite dessa segunda-feira, 24 de abril, a classe produtora de Amambai para orientar e esclarecer dúvidas sobre o Funrural (Fundo de Apoio ao Trabalhador Rural).

Durante a reunião o advogado que presta assessoria jurídica à entidade ruralista, Dr. André Vicentin, apresentou aos produtores os trâmites do processo no STF (Supremo Tribunal Federal), cuja ação pedia a inconstitucionalidade da cobrança do imposto, mas em decisão proferida pela suprema corte no final do mês passado (março), definiu que o imposto é legal e deve ser pago.

Dr. André informou também que, apesar da decisão sobre a legalidade da cobrança do Funrural por parte do Governo Federal ter partido do STF, a última instância do Poder Judiciário no Brasil, as partes autoras da ação pela inconstitucionalidade da cobrança, várias associações do setor primário e da indústria, poderão recorrer da decisão ao próprio Supremo Tribunal Federal por meio do chamado “embargo de declaração”.

Segundo o advogado, por meio desses mecanismos a cobrança, do Funrural poderá ser suspensa até um novo julgamento no próprio STF.

Decisão ainda não está valendo

Apesar da decisão do STF declarando a cobrança do Funrural legal ter sido tomada no dia 30 de março, a decisão ainda não está valendo.

De acordo com Dr. André Vicentin, a decisão só passará a valer oficialmente a partir da publicação do “acórdão”, fato que deverá ocorrer nos próximos dias.

Orientação é pagar

De acordo com a assessoria jurídica do SRA, a recomendação dos órgãos ruralistas, entre eles a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), é que a partir da decisão do STF o produtor comece a recolher o Funrural até que uma nova decisão seja anunciada para evitar complicações futuras.

O pagamento, exceto para quem havia decidido depositar em juízo, estava suspenso desde 2013 quando uma decisão da própria Justiça teria apontado a cobrança como ilegal por gerar a chama “bitributação”.

Os produtores defendem que a cobrança seja feita somente sobre a folha ou somente sobre a venda da produção.

Governo vai cobrar o atrasado

Apesar do acórdão que oficializa a decisão do STF ainda não ter sido publicado, a Receita Federal adequou uma MP (Medida Provisória) para cobrar o valor não pago pela classe produtora desde 2013, quando a questão entrou sub judice.

Pela MP, a partir da publicação o acórdão o produtor rural terá até 30 dias para renegociar, livre de juros e multas, uma espécie de Refis (Programa de Recuperação Fiscal).

O que fazer?

Segundo Dr. André Vicentin até que o acórdão não seja publicado não se tem muitas informações sobre o contesto da decisão do STF.

Para o assessor jurídico uma das opções seria o produtor rural buscar uma ação individual ou coletiva (um grupo de produtores) na Justiça alegando a inconstitucionalidade da cobrança, mas, devido à decisão do Supremo, seria muito difícil que a alegação seja aceita. Outro caminho seria o produtor buscar via judicial o pagamento do Funrural em juízo.

À reportagem do A Gazetanews o presidente do Sindicato Rural de Amambai, Ronan Nunes da Silva, disse que a reunião dessa segunda-feira (24) teve um caráter mais didático, ou seja, esclarecer os produtores sobre o que é o Funrural e como está o andamento da questão.

“Após a publicação da decisão do STF deveremos promover outra reunião, desta vez com o objetivo de discutir possíveis medidas a serem tomadas em relação à questão”, disse Ronan Silva.

Segundo o presidente, os produtores que não estiveram presentes na reunião poderão obter informações sobre o assunto tratado na sede do Sindicato Rural.

Na próxima semana o presidente do SRA participará de uma reunião no Congresso Nacional em Brasília, onde o tema será discutido junto a deputados e senadores.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete