22.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

SENAR terá papel decisivo para a expansão da ILPF no Brasil

2017-04-05 11:02:00

O Brasil conta com, aproximadamente, 11,5 milhões de hectares com Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), um número que aumentou quase 10 milhões de hectares em 10 anos. O ótimo resultado foi apresentado para especialistas, pesquisadores e estudantes de todo o País que estiveram reunidos durante dois dias, em Goiás.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que incentiva a adoção da tecnologia com o Projeto ABC Cerrado, participou do encontro, promovido pela Rede de Fomento ILPF, uma parceria público-privada formada por empresas e instituições como a Embrapa. Representaram a entidade o coordenador do projeto ABC Cerrado, Mateus Tavares, e os assessores técnicos do DEPPS, Rafael Nascimento da Costa, José Luiz Rocha Andrade e Marcelo de Sousa Nunes.

No primeiro dia, uma reunião técnica, em um hotel de Caldas Novas, debateu os temas como o avanço da adoção da ILPF no Brasil e caminho para a tecnologia continuar crescendo no País.

“Isso é um resultado muito expressivo e ultrapassa as metas estabelecidas dentro do chamado Plano de Baixo Carbono, do Governo brasileiro, de estímulo aos produtores pela adoção de boas práticas, e que incluem os sistemas integrados como uma delas. O que está se fazendo aqui no Brasil é algo diferenciado, de qualidade e que pode dar sustentabilidade ao setor produtivo. O sistema integrado está sendo um novo paradigma de produção agropecuária nos trópicos e, em particular, no Brasil”, destaca o diretor-executivo de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa, Ladislau Martin Neto.

 “Ninguém imaginava que já pudesse existir no Brasil uma área tão grande com integração. O segundo dado que apareceu na pesquisa foi de que 84% dos que adotaram o sistema integrado estão satisfeitos e isso é muito importante. Estamos prontos para entrar numa outra etapa agora, onde nós vamos buscar identificar mais algumas oportunidades para fazer desse um grande negócio para os agricultores brasileiros”, afirma o presidente da Rede de Fomento ILPF, Paulo Herrmann.

Conhecimento na prática

No segundo dia, o público teve a oportunidade de conhecer a teoria na prática. Aproximadamente mil pessoas participaram do dia de campo na Fazenda Santa Brígida, em Ipameri. Referência no uso da ILPF no Brasil, a propriedade sofreu se transformou desde que implementou a tecnologia, no ano de 2006. Em uma área que era só pasto degradado e dívidas, a fazenda passou a ser produtiva, rentável e sustentável. Hoje, com 420 hectares utilizando diversos modelos que integram agricultura, gado e eucalipto, a Santa Brígida é orgulho para a sua proprietária Marize Porto Costa e serve de inspiração para quem ainda tem dúvidas quanto à eficiência da ILPF.

“Nem nos meus melhores sonhos eu conseguiria imaginar. A condição era tão ruim, a minha situação naquele momento era tão ruim, que em momento algum eu imaginei que a gente pudesse reverter da forma que nós revertemos isso aqui. O orgulho é imenso, mas é muita tecnologia e muito profissionalismo. Não adianta você achar que sabe fazer. É preciso buscar quem sabe, porque têm muitos segredinhos ali e só quem é treinado consegue fazer”, aconselha Marize.

Divididos em grupos, os visitantes passavam por estações que tratavam de temas específicos, como contribuição dos sistemas integrados para a produção de grãos, carne e madeira; contribuição da ILPF para os serviços ambientais e gestão técnica e operacional de sistemas integrados. Em cada uma delas era possível conhecer detalhes sobre o modelo da Santa Brígida e esclarecer dúvidas com os pesquisadores da Embrapa e funcionários da fazenda. Entre os presentes, gente que já conhece e é apaixonado pela ILPF, produtores que estão tendo sucesso com a tecnologia e jovens que enxergam no sistema integrado de produção o futuro da atividade.

“A ILPF é uma evolução da agricultura tropical para que nós façamos aquilo que nunca foi feito no mundo ainda. É a integração do processo produtivo de forma que uma fazenda dê o máximo de resultados com seus recursos naturais. Você tem quatro safras. Isso não existe no mundo. Eu já pratico há 15 anos na minha propriedade e estou muito satisfeito. Quero passar aos meus sucessores porque eu sei que é a forma mais racional que eles vão ter de receber o bem que eu vou passar para eles e transmitir aos meus netos e bisnetos”, conta o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli.

E não é só o ex-ministro que já está colhendo resultados e incentivando produtores que ainda têm dúvidas. “Eu acho que não devia ter dúvida. Eu acho que tem que ter precauções, procurar uma boa consultoria, procurar fazer do tamanho que o teu bolso permite, mas eu não teria dúvidas de que o sistema muda muito, muda completamente o perfil da fazenda e muda completamente a rentabilidade da área. ele tem tudo pra dar certo. Se não fosse assim, ele não teria já 11,5 milhões de hectares já com o sistema”, pondera Yula Cristina Cadette, proprietária Fazenda Modelo II, localizada em Ribas do Rio Pardo (MS).

“O momento foi de desespero, de quebra, de desespero financeiro. A gente vivia da laranja, da receita da laranja, e a laranja teve uma crise econômica, depois em seguida teve o problema fitossanitário e nós quebramos. E a gente percebeu que para um pequeno produtor, que é o nosso caso, a gente tinha que partir para a diversificação e então o que fez com que a gente fosse para o sistema foi para diversificar”, revela Maria Fernanda Guerreiro, proprietária Fazenda Nelson Guerreiro, em Brotas (SP).

“Não é difícil. O desafio é os produtores entenderem o benefício que essa tecnologia vai trazer para eles. A maioria cria resistência porque foram nascidos e criados na roça e sempre viram seus pais fazerem do mesmo jeito. Seria muito bom ter um treinamento e esclarecimentos para que eles pudessem ter a mesma visão”, aponta o estudante de Agronomia Geovane Macedo Soares.

SENAR difunde a tecnologia

Segundo o coordenador do ABC Cerrado, Mateus Tavares, os produtores que participam das capacitações do projeto relatam que a decisão de adotar a ILPF é “uma grande virada de mesa”. Por esse motivo, ele considera fundamental eventos onde eles possam ver resultados de quem já entrou nesse sistema e conseguiu adaptar a propriedade para conduzir esse modelo de produção.

“Ele precisa ter bastante segurança para tomar essa decisão. No ABC Cerrado nós também temos previstos 18 Dias de Campo com situações semelhantes a essa para mostrar ao produtor que é uma tecnologia interessante e viável”, observa Mateus Tavares.

E credibilidade não falta ao SENAR. Especialistas na tecnologia reconhecem o importante trabalho que já vem sendo desenvolvido junto ao setor rural e apostam no papel decisivo que a entidade terá na formação de recursos humanos para atuarem em sistemas integrados de produção.

“O ILPF é complexo. A propriedade que tem uma cultura anual não para mais. Ela planta, colhe, tem gado e ainda mexe com floresta. A gestão dessa propriedade precisa ser feita por sistemas ajustados a essa realidade e temos que ter profissionais qualificados para poder fazer isso. Tudo passa por um sistema de qualidade total e de gestão de sistemas operacionais e eu espero que o SENAR seja o nosso grande braço para poder disseminar e qualificar a implementação do ILPF Brasil afora”, alerta Paulo Herrmann.

“A formação de recursos humanos, o treinamento, a qualificação de mão de obra é essencial e o SENAR tem sido um pioneiro, uma liderança expressiva no País, nesse aspecto. É necessário conhecimento em vários produtos, na operação de máquinas agrícolas, etc. Temos uma série de desafios e grande parte deles passa pela qualificação de recursos humanos”, reforça Ladislau Martin Neto, da Embrapa.

“O processo de treinamento é fundamental e tenho absoluta certeza que o nosso SENAR pode fazer isso”, completa Alysson Paulinelli.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete