27.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

CAE debate oportunidades de atuação da Embrapa Gado de Corte

2017-03-13 13:02:00

A primeira reunião com a nova estrutura do Comitê Assessor Externo (CAE) da Unidade aconteceu na terça-feira, (7), na sede da Embrapa Gado de Corte e reuniu sete dos nove membros cujo mandato vai até 2019. O colegiado é um órgão consultivo criado pela Embrapa para atuar em todas as Unidades e é formado por representantes das cadeias produtivas, da iniciativa privada, por instituições de ensino, organizações estaduais de pesquisa e extensão rural. A sua finalidade é assessorar as unidades descentralizadas em seus processos de planejamento, acompanhamento e avaliação promovendo a interlocução entre a instituição e o ambiente externo.

O CAE está composto por agentes externos e internos, tendo como presidente o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Ladislau Martin Neto; como secretário executivo, Cleber Oliveira Soares, Chefe-Geral da Embrapa Gado de Corte e membros: Antônio Marcio Buainain – professor da Universidade Estadual de Campinas, Eduardo Delgado Assad – pesquisador da Embrapa Cerrados, Marco Aurélio Delmondes Bomfim – Chefe-Geral Embrapa Caprinos e Ovinos, Maurício Koji Saito – Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e Superintendente da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Pierre Marie Jean Patriat – Presidente da Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto), Antônio Jorge Camardelli – Presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) e Daniel Kluppel Carrara – Secretário Executivo Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR.

A reunião na parte da manhã foi aberta ao público com apresentação do presidente do CAE, diretor Ladislau Martin Neto, sobre o modelo de gestão da empresa e as possíveis contribuições do colegiado, seguida da exposição institucional da Unidade pelo chefe-geral Cleber Oliveira Soares que abordou os desafios e perspectivas do Centro e agenda de pesquisa e de transferência de tecnologia mostrando os principais resultados de gestão dos últimos seis anos. Os membros do CAE conheceram as instalações do Laboratório Multiusuário de Biossegurança para a Pecuária (Biopec), que entrará em funcionamento este ano e visitaram a área da Dinâmica Agropecuária (Dinapec – de 8 a 10 de março), uma feira com mostra de tecnologias realizada há 12 anos pela Embrapa Gado de Corte e parceiros. Aos visitantes foram mostrados os novos capins; a Cultivar híbrida de Panicum maximum BRS Quênia e a cultivar de Braquiária brizantha BRS Ipyporã, além de outras tecnologias disponibilizadas na Dinapec.

Sugestões serão incorporadas na agenda de prioridades

O período da tarde foi reservado aos participantes do CAE para comentários e sugestões a respeito da atuação da Embrapa Gado de Corte e de como a empresa pode incrementar algumas ações de forma mais efetiva e com geração de impactos para a sociedade. Muitas recomendações foram feitas com o propósito de contribuir com o plano de trabalho da Unidade e estas foram resumidas em treze tópicos. Dentre as propostas a de ampliar contatos com outras cadeias produtivas e o programa de carne carbono neutro, realizar o zoneamento de forrageiras para o Brasil, avaliar o custo das sementes forrageiras e aprimorar a divulgação dos produtos gerados pela instituição.

Um relatório da reunião será elaborado e estudado por conselheiros da Embrapa. Para o presidente do Comitê, Ladislau Neto, a reunião com os sete colegiados foi importante e produtiva e as sugestões uma oportunidade de melhorar ainda mais a atuação da Unidade, que em sua opinião está sendo muito bem conduzida. “A reunião foi uma oportunidade ímpar de conhecermos os impactos da unidade e identificarmos as demandas e assim podermos atuar nas melhorias”, declarou.


Na avaliação do chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, a reunião foi positiva bem como as sugestões apresentadas que, segundo ele, serão incorporadas na agenda de prioridades deste ano. “As sugestões feitas estão alinhadas às preocupações e às discussões da Unidade”.

Na opinião do professor Antônio Buainain, que participou ativamente das discussões, “a Unidade tem contribuído de maneira contínua para a pecuária de corte brasileira, principalmente na área de melhoramento dos sistemas de produção demonstrando capacidade de inovar o que tem feito a diferença para o consumidor”, declarou acrescentando que a Unidade tem condições de avançar em suas prioridades.

Pierre Patriat, presidente da Unipasto e fiel parceiro da Embrapa, também prestou grande contribuição na reunião. Ele elogiou a atuação da Unidade nas pesquisas com forrageiras citando a cultivar Marandu como uma das grandes descobertas da pesquisa, mas reforçou a necessidade de avançar na comunicação. “A Embrapa Gado de Corte é muito importante e nosso relacionamento é de muito entendimento”, declarou Pierre que acaba de assinar um contrato com a empresa válido até 2027 de multiplicação e comercialização de sementes forrageiras.

Maurício Saito, representante da Famaul e da CNA, outro importante parceiro da Embrapa, avaliou a reunião de forma muito positiva elogiando a iniciativa da instituição na formação do colegiado em ouvir agentes externos. Ele aproveitou para elogiar a Embrapa pela abertura que a empresa dá ao setor produtivo e a oportunidade de realizar parcerias como a que está sendo realizada no momento com a Dinapec.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete