20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Depois de dois anos, mormo será diagnosticada em MS

2017-03-02 07:21:00

Depois de dois anos, o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) autorizou a "licença" para diagnóstico de mormo dos laboratórios credenciados em Mato Grosso do Sul. A solicitação foi enviada em caráter de urgência pelo deputado estadual Marcio Fernandes (PMDB).

De acordo com a Iagro, em abril de 2015, foi relatado o primeiro caso de mormo no Estado, até hoje foram 42 notificações, 11 focos e três casos judicializados. Desde então os laboratórios que já eram credenciados no Mapa entraram com o processo para conseguirem autorização para realizarem os exames de diagnóstico de mormo.

Até então, apenas dois laboratórios credenciados pelo Mapa estavam na etapa de auditoria documental e "in loco", como o laboratório Signori de Amambai e o laboratório Lagrovet de Glória de Dourados.

Segundo o médico veterinário, responsável pela Lagrovet, José Aparecido Sanchez Martinez, o procedimento durou cerca de dois anos. "Foi um processo que exigiu muita dedicação, mas compreendo a rigorosidade, afinal é um assunto sério, tivemos muitos aliados nessa caminhada, e o deputado foi um grande parceiro desta causa", explica.

Como presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira, Marcio Fernandes que também é médico veterinário, comemora a conquista. “Era inaceitável um Estado movido economicamente pela agropecuária, não ter um laboratório que realizasse exames para diagnóstico do mormo. Fico feliz em ter contribuído para este avanço, afinal além de ser uma preocupação pela praticidade dos criadores, é também pelo fato do mormo ser uma zoonose, ou seja, atinge seres humanos", destaca o deputado, que em janeiro deste ano se reuniu com criadores e responsáveis de laboratórios credenciados no Mapa para ouvir esta reivindicação.

Os exames de mormo que devem ser realizados a cada 60 dias no animal, agora deve ficar mais acessível e rápido, tendo em vista que antes, eram levados a São Paulo o que além de tornar o trâmite demorado, já que o resultado sai com aproximadamente 10 dias, também onera o custo para o criador.

Mormo – O Mormo é causado pela bactéria Burkholderia Mallei, atinge os eqüídeos (cavalos, burros e mulas) e pode ser transmitida ao homem. Manifesta-se por um corrimento viscoso nas narinas e a presença de nódulos subcutâneos, nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, pneumonia e etc. A mortalidade dessa doença é muito alta.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete