20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

MS: Condições ideais estimulam plantio da safra de verão

2007-10-31 15:45:00

A chegada das chuvas em boa quantidade, seguidas de um período de estiagem configuraram as condições ideais para o plantio das lavouras de soja da safra de verão no estado. Segundo o vice-presidente da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), Carlos Eduardo Dupas, “devido a essas condições favoráveis, o plantio que estava meio devagar foi bastante acelerado nos últimos dias. Isso significa uma diminuição do risco de prejuízos que o produtor poderia ter caso a chuva demorasse mais a chegar”. Dupas acrescenta que se as chuvas continuarem, o panorama da safra de verão será “bom”.
O vice-presidente da BBM informa também que não houve crescimento expressivo da área de plantio de soja em Mato Grosso do Sul. “O que houve foi algo em torno de 5% , não mais”. Esta afirmação é confirmada pelos dados divulgados pela CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), que prevê um aumento entre 2% e 5% de área plantada o que representa 1,82 milhão de hectares.

Quanto à produção desta safra Dupas diz que a projeção é de que esta não deve mudar muito em relação à safra passada. “Para o estado a estimativa varia entre 4,8 e 5 milhões de toneladas de soja, e em termos de Brasil está se falando em torno de 60 ou 62 milhões”, revela.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Dourados (MS), Gino Ferreira, os produtores rurais da região esperaram as condições climáticas ideais antes de começar efetivamente o plantio das lavouras, mesmo que isso tenha representado certo atraso. “Ninguém se arrisca a plantar antes das chuvas”, enfatiza.


A área de plantio na região de Dourados se manteve a mesma – 160 mil hectares segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – e a expectativa dos produtores é de que a safra 2007/2008 tenha uma boa produtividade, se as condições climáticas continuarem satisfatórias como agora.

No município de Maracaju (MS), como em todo o Estado, o plantio da soja também está acelerado, buscando recuperar o atraso inicial, ocasionado pela demora das chuvas. A informação é do presidente do Sindicato Rural do município, Luís Alberto Moraes Novaes. “Por enquanto temos em torno de 10% a 15% de área plantada, mas é possível recuperarmos esse atraso. Depende muito das condições climáticas que teremos daqui para frente”, avalia o presidente do sindicato. Novaes informa que também na região de Maracaju a área de plantio se manteve estável em relação à safra passada. (Com informações da Assessoria da Famasul)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete