13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Frango: aumentou o diferencial de preços entre vivo e abatido

2016-11-09 18:24:00

Analisando-se a relação de preços do frango abatido com o vivo no triênio 2013/2015 constata-se que a ave abatida foi comercializada, em média, com um adicional de 31,5% sobre o preço da ave viva, sem variações significativas de um ano para outro (31,91% em 2013; 32,20% em 2014; 30,43% em 2015).



A despeito das excepcionalidades enfrentadas no decorrer de 2016, essa relação pouco se modificou nos oito primeiros meses do ano, período em que o preço do frango abatido esteve, em média, 30,58% acima do registrado pelo frango vivo.



Nos últimos dois meses, porém, foram observadas diferenças que, agora sim, podem ser consideradas significativas. Pois, entre setembro e outubro, enquanto a cotação do frango vivo ficou inalterada em R$3,10/kg, recuando perto de 2% em comparação ao valor médio de agosto – R$3,16/kg, pico de preços do ano – o valor alcançado pelo frango abatido nas negociações atacadistas continuou em valorização.



Em setembro, o preço atingido pelo frango abatido aumentou 6,6% sobre agosto. E em outubro, mesmo sofrendo pequena desvalorização em relação ao mês anterior (-2,5%), permaneceu com um valor 4% superior ao de agosto. Em decorrência, o adicional médio do bimestre subiu para 42,74%, com pico de 44,52% no mês de setembro. 



Esse incremento é indicativo da perda de importância do frango vivo independente na formação de preço do frango abatido. Ou seja: ainda que o volume criado pelos independentes tenha caído significativamente, a menor oferta já não influencia o mercado na mesma velocidade anterior, pois os abatedouros vêm operando, quase exclusivamente, com a produção própria e recorrendo minimamente às ofertas “spot”.



Tal comportamento, tudo indica, deve se repetir em novembro corrente. Pois ainda que a relação de preços dos últimos dias de outubro tenha ficado dentro da média do triênio 2013-2015 (31,5% de adicional para o frango abatido), bastaram apenas seis dias de negociações para que esse índice subisse para 38,4%.



Já em relação ao frango vivo, parece que vai ser preciso fortíssima reação do consumo final (tornando a produção integrada insuficiente para o pleno atendimento da demanda) para que a comercialização saia do marasmo em que se encontra desde o final de agosto e que, ontem (8), completou 70 dias. 



""

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete