26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Segunda etapa de vacinação contra aftosa começou hoje em MS

2016-11-01 22:01:00

Começou nesta terça-feira (1º) a segunda etapa da campanha contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul. A abertura oficial ocorreu às 8h30 (de MS), na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, em um solenidade que reuniu lideranças do setor produtivo e autoridades do governo do estado.

Segundo a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), a vacinação vai até o dia 30 de novembro nas regiões do Planalto e Fronteira e até o dia 15 de dezembro no Pantanal.

Os criadores do Planalto e Fronteira têm que vacinar todos os animais com até 24 meses, enquanto que os do Pantanal o rebanho inteiro. Da mesma forma que a rodada anterior, o período para que a agência seja comunicada da imunização do rebanho pelos produtores vai até 15 dias após encerrada a etapa.

MS livre da aftosa

Há oito anos com o status de zona livre de febre aftosa com vacinação, sem nenhum incidente registrado, desde então, Mato Grosso do Sul tem se mantido entre os três estados com melhor percentual de cobertura vacinal do país, conforme a secretaria estadual de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf).

De acordo com a secretaria, desde a incidência da doença há 10 anos no estado, os bons resultados obtidos nas campanhas contra a febre aftosa, vem se repetindo. Aliada ao cumprimento de compromissos como a identificação individual de todo rebanho da fronteira e ações permanentes de vigilância, a excelência vacinal contribuiu significativamente para a liberação das exportações de carne bovina in natura da região de fronteira, para a União Europeia e adesão do Estado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa), medidas que vão ampliar a competitividade da carne produzida em Mato Grosso do Sul.

Todo esse trabalho resultou ainda, conforme a Sepaf, na equiparação das estratégias de vacinação das regiões de Fronteira e Planalto no estado ficando obrigatória a vacinação nos bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade, no mês de novembro a partir deste ano.

Conforme a secretaria, Mato Grosso do Sul conta hoje com fiscalização móvel, postos fixos, ações de vigilância nas propriedades, cadastro georreferenciado de todas as propriedades de fronteira e a agência realiza intensa fiscalização durante o período de aplicação da vacina, visando garantir a eficiência dos trabalhos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete