31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

2017 será positivo para o agronegócio brasileiro, diz analista

2016-10-14 10:01:00

"Se depender do clima, 2017 será um ano positivo para o agronegócio brasileiro, o que ajudará a cumprir a meta de evolução. O risco é pequeno para o próximo ano, com cenário favorável para café, grãos, pastagens, cana-de-açúcar e hortícolas".

A avaliação é feita pelo analista de mercado Carlos Cogo, que, apesar do otimismo, alerta para problemas internos que precisam ser resolvidos, para que o setor possa manter o ritmo de crescimento previsto.

”Não temos política agrícola de longo prazo, nem linhas de investimentos agrícolas permanentes. Também faltam estoques reguladores e regras de intervenção”, criticou o especialista em entrevista à Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).

A alta no preço dos alimentos é outro fator que preocupa Cogo. "Para crescer, o País também terá de resolver a questão da inflação dos alimentos que, em nove dos últimos dez anos, superou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”.

Para ilustrar o peso da inflação dos alimentos, o analista cita o caso do feijão, cujo preço da saca de 60 quilos estava cotada em dez reais, em agosto de 2014. Exatamente dois anos depois, o quilo chegou a ser comercializado por quase 20 reais.

“Em 2014, o feijão chegou a virar adubo, porque não valia a pena colher, por causa do preço baixo”, relata. “Já em agosto de 2016, o quilo do produto, “em oferta” em supermercados, alcançava R$ 19,90, o que significa mais de R$ 1.199,00 a saca de 60 quilos, no varejo, e cerca de 600 reais ao produtor”, compara.

“A culpa da inflação dos alimentos seria das crescentes exportações de grãos, carnes, açúcar, café, dentre outros? O Brasil pode ser grande exportador agrícola sem gerar inflação de alimentos?”, questiona Cogo, acrescentando que, se estas afirmativas fossem verdadeiras, os Estados Unidos não teriam uma inflação anual em torno de 0,3%.

COMMODITIES

Projetando o desempenho das commodities nacionais, o analista afirma que a área de cultivo de milho vai crescer nos plantios de verão e de inverno, mas em contrapartida, ocorrerá queda de preços do grão no início do verão.

Na opinião de Cogo, a cana-de-açúcar está em uma situação de mercado muito boa: “O único problema é que não temos marco regulatório para o setor sucroalcooleiro, para os biocombustíveis”.

“O café também está em uma situação confortável. Os preços estão sustentados e os estoques de passagens estão baixos”, justifica.

Quanto ao algodão, segundo ele, a safra deve se recuperar no próximo. Quanto ao arroz, o cultivo deverá ficar restrito às áreas irrigadas.

EXPECTATIVA

Para a analista, a expectativa para 2016 é que a soja responda por 34% do valor bruto da produção agrícola, seguida pela cana-de-açúcar (25%), milho (15%), café (7%), algodão, (4%) e citros (3%). A participação das demais culturas é prevista em 22%

A projeção para 2017 é de estoques de 225 milhões de toneladas (estoques de 9 milhões de toneladas e safra de 216 milhões de toneladas). “A capacidade de armazenagem brasileira, de 158 milhões de toneladas, não acompanha a expansão da produção de grãos, portanto, teremos um déficit de armazenagem de 67 milhões de toneladas no próximo ano”, calcula Cogo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete