20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Temporal mata animais e provoca estragos na zona rural em Amambai

2016-10-12 20:12:00

Vilson Nascimento

Um temporal com ventos fortes deixou a cidade sem energia por logo tempo e provocou grandes estragos na zona rural do município na tarde dessa quarta-feira, 12 de outubro, em Amambai.

Por conta da força dos ventos, cabos de sustentação da rede de alta tensão que liga Amambai a região da saída para Ponta Porã se romperam por duas vezes seguidas, provocando dois blecautes na cidade, um deles com quase uma hora de duração.

Na região de acesso a localidade conhecia por Kurussuambá, na Rodovia MS-156 (Amambai a Tacuru), distante cerca de 25 quilômetros da cidade, os danos foram ainda maiores.

Pelo menos quatro postes de sustentação de uma rede elétrica trifásica que fornece energia à uma pedreira da região acabaram caindo com a força dos ventos.

Os fios energizados caíram sobre a cerca de arame de uma propriedade rural, vindo a matar pelo menos 26 cabeças de gado entre touros, vacas enxertadas e bezerros e novilhas.

Por telefone o proprietário da fazenda, o produtor rural Jorge Berlitz informou a reportagem do grupo A Gazeta que os animais foram apenas parte do prejuízo provocado pelo temporal.

De acordo com o produtor rural só em sua propriedade a força dos ventos derrubou árvores, arrancou a cobertura da mangueira de manejo do gado e danificou cobertura de barracão e residências, causando prejuízo que podem ultrapassar os R$ 80 mil reais.

Informações dão conta que a força dos ventos também teria provocado danos em outras propriedades rurais da região e deixado outras várias sem energia elétrica.

Segundo a Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no sul de Mato Grosso do Sul, equipes de manutenção foram designadas para a região realizar os reparos nas redes danificadas.

Apesar dos danos materiais provocados pelo vendaval não à registro sobre pessoas feridas em decorrência do temporal, que além do vento foi seguido de chuva.

Procurado pela reportagem do A Gazetanews o 16º Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros com sede em Amambai, informou que a unidade não recebeu nenhum chamado relacionado à intempérie.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete