27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Sistema Famasul conscientiza mulheres e envolve homens

2016-10-07 06:21:00

No mês mais rosa do ano, prédios, fachadas e monumentos são iluminados com a mesma cor. O engajamento dos setores da sociedade, órgãos públicos, movimentos sociais, e pessoas é fundamental para a repercussão da campanha de combate ao câncer de mama, denominada Outubro Rosa, assim como o Sistema Famasul – Federação Agricultura e Pecuária de MS, que tem colocado a saúde entre as prioridades dentro da entidade.

Para o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, todos os olhares estão voltados para a campanha. “O foco está nas mulheres, mas o desafio é de todos. A saúde e bem-estar dos colaboradores sempre foi uma preocupação da Casa Rural e temos como prioridade que, quanto mais acessos a informações e alertas em relação à prevenção da doença, maior será a conscientização e as vidas salvas”, ressalta.

Entre efetivos, terceirizados, temporários e estagiários o Sistema Famasul possui hoje 77 mulheres na equipe de trabalho. Uma delas é a recepcionista Aline da Costa, que realizou os exames na campanha de 2015. “A iniciativa da entidade, possibilitou o agendamento e o deslocamento, já que nos levou até o local do exame. Isso serviu de incentivo para que as mulheres da Casa Rural realizassem o procedimento. Graças a Deus não deu nada, mas a partir de agora vou manter minha rotina médica em dia”, explica.

Neste dia 07 de outubro, o Sistema Famasul, por intermédio da Gestão de Pessoas e o Meu Ambiente com Qualidade de Vida, realiza a palestra ‘Prevenção ao Câncer de Mama’ ministrada pelo médico, Jeferson Bagio, às 14 horas. O evento é uma parceria com o Hospital de Câncer Alfredo Abrão, de Campo Grande.

Mesmo em casa, é essencial que a atenção das mulheres. O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) orienta que todas conheçam seu corpo e sempre que possível, façam o autoexame. Para a entidade há elevado percentual de cura quando o câncer de mama – um dos tipos mais comuns, são identificados em estágios iniciais.

Campanha Outubro Rosa

Criado na década de 1990, nos Estados Unidos e comemorada de diferentes formas ao redor do mundo por governos, empresas e terceiro setor, a iniciativa busca lembrar a população a respeito da importância do exame periódico de mamografia para mulheres com mais de 40 anos.

O laço rosa utilizado na campanha simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete