31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Saiba os motivos da queda de pelo em animais de estimação

2016-09-25 08:06:00

A queda de pelos em animais pode ser resultado de vários fatores. Desde causas naturais, como a troca de pelagem de acordo com as estações do ano, até patológicas, normalmente acompanhadas de vermelhidão na pele. E descobrir a causa dessa queda é o primeiro passo para saber como lidar com o problema.

Em cães, é normal que a queda ocorra de forma moderada durante todo o ano, mas existem dois momentos em que esta troca acontece com mais intensidade. Como a pelagem funciona como reguladora de temperatura do corpo, precisa se adaptar às condições oferecidas em cada estação, aumentando sua troca no verão e no inverno. Outra causa natural, específica em fêmeas, é a queda de pelos recorrente de hormônios sexuais. Após o cio ou o parto, por exemplo, a queda tende a aumentar.

Já no caso dos gatos, a veterinária Alice Aranha explica que, para raças de pelos mais longos, a perda é proporcionalmente maior em relação aos de pelame curto e que, em caso da permanência dos pelos soltos, os gatos tendem a se lamber, causando um acúmulo no trato digestório, mais conhecido como 'bola de pelo'. 

Mas é preciso estar atento, pois a queda pode estar diretamente relacionada à saúde do animal. Confira as principais causas patológicas de queda de pelo em animais:

– Estresse agudo: animais que passem por situações de estresse, como mudanças, viagens ou perda do dono.

– Parasitas: piolhos, pulgas e carrapatos podem resultar em doenças como a sarna, frequentemente associadas à coceira;

– Desordens hormonais: hipotireoidismo, por exemplo, doença frequente em algumas raças, causa alterações de pele e pelos. 

– Alimentação desbalanceada: alergias alimentares ou de contato também podem ocasionar alterações nos pelos.

  •  

"FeliciaNathalia experimentou técnicas caseiras com a

Felícia (Foto: Arquivo pessoal)

Escovação

Nathalia Roman, estudante de Sorocaba, conta que, desde que adotou sua gatinha Felícia, a queda de pelos se tornou um incômodo. "Ela sempre teve queda e sempre na mesma quantidade, mas o que me incomodava mesmo é que, além de cair por toda a casa, ela ingeria muito pelo".

A veterinária explica que, para quedas naturais, uma simples escovação diária é o bastante para resolver o problema de renovação de pelos. E foi assim que a estudante ficou livre do desconforto. 

Nathalia conta que experimentou algumas técnicas caseiras para tentar amenizar o problema, mas foi a partir de pesquisas na internet que descobriu o produto certo para suas necessidades. "Tentei retirar os pelos superficiais com luvas de borracha, mas não resolveu. Foi então que, vendo vídeos de dicas na internet, descobri uma escova que superou minhas espectativas. Além de me livrar dos pelos mortos, decobri que a Felícia adora ser escovada", comenta a estudante.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Enquete