21.3 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Dezessete propriedades descumpriram vazio da soja

2007-10-19 15:42:00

Dezessete propriedades rurais de Mato Grosso do Sul receberam multa que totalizaram quase R$ 216 mil, por não cumprirem o período determinado de vazio da soja estabelecido para prevenir a proliferação da ferrugem, conforme balanço divulgado esta manhã pelo Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). Os dados foram levantados em 38 municípios e fiscalizadas 1.445 propriedades. A área vistoriada corresponde a 551,5 mil hectares. O vazio vigorou de 1º de julho a 30 de setembro.


Segundo a gestora em Defesa Sanitária Vegetal, Glaucy Ortiz, as áreas autuadas estão em Campo Grande, Sidrolândia, Tacuru, Sete Quedas, Amambai, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Mundo Novo, Aral Moreira e Rio Brilhante. Cada uma foi multada em R$ 12,7 mil, ou seja, mil Uferms. Nas lavouras foram encontrados restos dos pés de soja da última safra, conhecidos como tigüeras. Os produtores que não cumpriram o vazio receberam o auto de infração e todos recorreram. A documentação e justificativa serão avaliados e há possibilidade de segunda instância.


A técnica diz que, com o cadastramento das áreas de plantio, feito obrigatoriamente pelos produtores no site do Iagro, será possível, a partir do próximo ano de fiscalização, ter referências mais precisas sobre o número de propriedades que cultivam soja, a localização delas e o total de áreas plantadas. O próximo passo do Iagro é acompanhar o aparecimento de focos de ferrugem asiática na safra 2007/2008.


"Vamos monitorar isso e orientar os produtores sobre a obrigatoriedade do cadastramento, no site do órgão, das áreas plantadas e também sobre o aparecimento da doença", diz a gestora. Todos os sojicultores do estado devem fazer o cadastramento, através do site www.iagro.ms.gov.br. Até hoje de manhã foram cadastrados 1.120.594 milhão de hectares correspondentes a 9.586 plantios. A previsão é que a área total chegue a 1,8 milhão de hectares. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone 0800 647 2788, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete