24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Isenção nas importações é insuficiente para baixar preço do milho, diz SNA

2016-07-28 09:33:00

Na última semana, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) encaminhou à equipe econômica do governo uma proposta de isenção de PIS/Cofins para a importação de milho até o fim do ano . Entretanto, para Hélio Sirimarco, vice-presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) "a medida não é o suficiente para fazer com que o preço caia. O preço só vai cair com o aumento da oferta do grão”.

Em comunicado divulgado pela SNA, Sirimarco ressaltou que “como o produtor brasileiro já vendeu boa parte da safrinha de milho, ele está ausente no mercado, fato responsável pelas cotações do grão em alta”.

A preocupação do Mapa envolve, principalmente, os setores de avicultura e suinocultura, já que o milho – principal insumo das rações de aves e suínos – equivale, respectivamente, a 52% e 25% da demanda nacional do grão.

VENDAS DE BALCÃO

O Ministério da Agricultura, além da mudança do PIS/Cofins, também solicitou alterações das vendas de balcão do milho, realizadas com a intermediação da Conab. Esta decisão deve ser tomada pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep), formado pelos ministros da Agricultura, Casa Civil, Fazenda e do Desenvolvimento Social e Agrário.

“O milho dos estoques da Conab é de boa qualidade. O que ocorre é que, em certas localidades, ainda existem estoques de safras anteriores. Para compensar eventuais problemas de qualidade, a Conab oferece esse milho com um bom desconto”, comenta o vice-presidente da SNA Hélio Sirimarco.

Conforme o órgão, o limite para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul subiria de seis mil para 14 mil quilos de milho por comprador; e para o Nordeste e Norte, passaria de seis mil para dez mil quilos por beneficiário ao mês. Os preços de referência da venda direta consideram as cotações do grão no mercado local.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete