20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Capacitações do ABC Cerrado avançam e tem aprovação dos produtores

2016-07-25 07:06:00

As capacitações do Projeto ABC Cerrado estão a pleno vapor. Na primeira quinzena de julho, foram concluídas turmas nos estados do Piauí e Mato Grosso do Sul com aprovação dos participantes – os produtores rurais que investiram um pouco do seu tempo para aprender técnicas de como produzir mais, com sustentabilidade e protegendo o meio ambiente. O ABC Cerrado é um projeto desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Embrapa e com recursos do Banco Mundial.

“Participar do curso foi enriquecedor porque além de poder utilizar as técnicas aprendidas na minha propriedade, como sou técnico, vou auxiliar os produtores da região, fazer um trabalho para ajuda-los na produção, pois não basta só colocar o animal no pasto, tem que cuidar,” afirma o técnico em agropecuária e produtor de gado de corte e de leite, João Carlos de Albuquerque Rocha, de Jerumenha, Piauí, que participou da capacitação na tecnologia Recuperação de Pastagens Degradadas.

Segundo ele, as propriedades do município são, em sua maioria, mata nativa e por isso, os produtores estão interessados em fazer também a capacitação em iLPF. “Já estamos executando as técnicas de recuperação, coletando amostras de solo e agora a ideia é fazer iLPF e unir as duas tecnologias para continuar produzindo com menos emissão de carbono e protegendo o meio ambiente.” João Carlos Albuquerque acrescenta que também está participando de uma capacitação do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) ofertada pelo SENAR Piauí. “Quando a gente vê, já está envolvido em tudo que nos ajudará a produzir melhor”, finaliza.

O gestor técnico do ABC Cerrado no Piauí, Afonso Neto, conta que os produtores do estado não conheciam o ABC, e que a visão deles mudou depois da primeira capacitação. “Eles não sabiam o que eram as tecnologias de baixa emissão de carbono, agora estão entusiasmados, gostaram muito do programa e da capacitação, e já estão nos cobrando o curso na próxima tecnologia, de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF)”, disse. Neto adianta que o SENAR Piauí vai abrir mais uma turma de Recuperação de Pastagens Degradadas neste sábado (23), dessa vez, no município de Antônio Almeida.

No Mato Grosso do Sul, nove turmas já foram realizadas, sete de Recuperação de Pastagens Degradadas e duas de iLPF nos municípios de Campo Grande, Nioaque, Inocência, Dourados, Paranaíba e Miranda. Ao todo, 170 produtores já foram capacitados, Paulo Henrique Menezes Medeiros, de Inocência, é um deles.

“A recuperação de pastagens é algo que temos muita deficiência, assim como conhecimento técnico do assunto e conhecimento econômico também. Na capacitação foi possível perceber que só com esse conhecimento o produtor consegue ter retorno financeiro”, afirma o pecuarista, que é neto de produtores rurais. “Já estamos aplicando o conhecimento na propriedade, iniciando o processo de manejo e análise de solo, mas o retorno desse investimento só poderemos mensurar no próximo ciclo”, explica. Paulo Henrique destaca ainda a importância de se produzir com sustentabilidade, utilizando as tecnologias ABC. “Estamos contribuindo com a sociedade como um todo, conservando o meio ambiente e trazendo longevidade para nossa produção.”

Em Dourados, a capacitação em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta foi tão positiva para o jovem José Silvestre Filho, que ele desenvolveu um projeto durante o curso e já planeja aplicar na propriedade da família. “Aproveitei o curso quase 100%, aprendi muitas coisas e com a ajuda do professor, desenvolvi o projeto que vamos implantar na fazenda nos próximos dias. Já produzimos leite e recebemos assistência técnica do SENAR pelo programa Mais Leite. Mas, a partir do meu projeto, vamos fazer a integração pecuária-floresta plantando eucalipto por conta própria mesmo”, comemora.

No estado, há uma turma de Recuperação de Pastagens Degradadas em andamento em Ponta Porã e outras duas previstas para o final de julho e agosto. De Integração Lavoura-Pecuária-Floresta uma turma inicia dia 22/07, em Camapuã, outra em Dourados, dia 29/07, e uma terceira prevista para o início do mês de agosto, em Bonito.

O ABC Cerrado atende oito estados do Bioma Cerrado (Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí, Minas Gerais e o Distrito Federal), num período de três anos, com a promoção de quatro processos tecnológicos: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema plantio direto e florestas plantadas. Ao todo, 12 mil produtores rurais vão receber capacitação e, desse total, 1.600 propriedades – nos estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul – receberão, também, assistência técnica.

As inscrições para as capacitações continuam abertas.

Para mais informações, acesse o blog ABC no SENAR: http://www.senar.org.br/pre-inscricao-do-processo-de-mobilizacao%20%20

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete