13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Desbaste de árvores em sistemas integrados aumenta produtividade das pastagens

2016-07-01 11:01:00

A fim de melhorar o desempenho da produção do pasto em um sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), a Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP), recomenda o desbaste parcial das árvores.

O crescimento e desenvolvimento das pastagens, principal alimento do rebanho bovino brasileiro, dependem da incidência de luz. A diminuição da radiação solar afeta o crescimento dessas plantas, podendo ocasionar menor produtividade na pecuária.

De acordo com o pesquisador José Ricardo Pezzopane, além de melhorar a luminosidade, o processo de retirada de parte das árvores promove o aumento do fluxo de caixa do produtor. "O reaproveitamento da madeira varia de acordo com o diâmetro do tronco retirado. Com a parte de baixo conseguimos fazer mourão e tábuas para a construção civil. Os troncos com diâmetros menores podem ser utilizados para lenha, já as galhadas finas, para produção de compostos orgânicos. A ideia é sempre aproveitar o máximo uso do material para agregar valor e renda ao pecuarista", explica.

Quando um sistema de integração é implantado em uma propriedade, é fundamental que ocorra um planejamento relacionado ao manejo dos componentes. Quando são utilizados eucaliptos, é recomendado que o produtor realize a exploração das árvores em dois momentos: o primeiro desbaste após quatro ou cinco anos de implantação e o segundo, após 10 anos. Segundo Pezzopane, nessa primeira idade as árvores já começam a competir com suas vizinhas por recursos, como luz, nutrientes e água. No entanto, a solução não é plantar um número menor de árvores por hectare, já que se deve manter a rentabilidade do sistema. "No ILPF da Embrapa Pecuária Sudeste foram plantados 330 eucaliptos por hectare. No primeiro desbaste, que está ocorrendo agora, vamos retirar metade deles. Com maior espaçamento entre as árvores, as que permanecem no sistema começam a se desenvolver melhor e a incidência de luz aumenta, melhorando a produtividade da pastagem", destaca.

Dentro do planejamento, a escolha da época certa para realizar o desbaste é importante. Pezzopane explica que o procedimento deve ocorrer no período em que o gado necessita menos do sistema, geralmente durante o inverno. "Como na Embrapa utilizamos as áreas predominantes para a para produção de pasto, foi priorizado realizar o desbaste no momento em que o crescimento da pastagem é mais lento, a partir dos meses de maio e junho", conta.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete