13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Iagro diz que 16 propriedades descumpriram vazio sanitário

2007-10-10 14:45:00

Um balanço preliminar da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) com dados levantados em 28 municípios do Estado mostra que das 568 propriedades fiscalizadas sobre o cumprimento do vazio sanitário da soja – no período de 1º de julho a 30 de setembro –16 foram multadas por descumprirem o vazio.

De acordo com o gerente de Defesa Sanitária Vegetal, Félix Rebouças, as áreas autuadas, correspondentes a cerca de três mil hectares, ficam em Campo Grande, Sidrolândia, Tacuru, Sete Quedas, Amambai, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Mundo Novo e Aral Moreira.

O motivo das multas, no valor de 1.000 Uferms equivalentes hoje a R$ 12,7 mil, foi a existência de plantas de soja remanescentes da última safra, conhecidas como tigüeras.

Para o fechamento final do balanço falta serem computados os dados referentes as fiscalizações feitas na região norte do Estado, principalmente dos municípios de Chapadão do Sul, Sonora e Rio Verde de Mato Grosso que têm tradição na sojicultura.

Segundo o gerente, o próximo passo da Iagro é acompanhar o aparecimento de focos de ferrugem asiática na safra 2007/2008. “Vamos monitorar isso e orientar os produtores sobre a obrigatoriedade do cadastramento, no site do órgão, das áreas plantadas e também sobre o aparecimento da doença”, explica.

Cadastramento – Todos os sojicultores do Estado devem fazer o cadastramento, através do site www.iagro.ms.gov.br, referente à próxima safra, de acordo com as medidas exigidas pela lei nº 3.333 – publicada no dia 22 de dezembro de 2006 no Diário Oficial – que visa à prevenção, controle e erradicação da ferrugem asiática da soja no Estado.

A Iagro mantém equipe de plantão para tirar dúvidas de agricultores sobre o cadastramento através do telefone 0800 647 2788, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Quem não fizer o cadastro – no qual devem ser informados o número da inscrição estadual do sojicultor e o seu CPF ou CNPJ – será autuado pela Iagro. Além de informar as áreas de plantio, os produtores devem relatar ao órgão os focos de ferrugem asiática existentes nas plantações durante a próxima safra.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete