24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

União Européia ameaça embargo a carne brasileira

2007-10-10 00:37:00

O comissário de Saúde da União Européia, Markus Kyprianou, garantiu nesta terça-feira (dia 9) aos deputados europeus que o comitê executivo do bloco poderá embargar toda importação de carne do Brasil se o país não melhorar os controles sanitários sobre o produto até o fim deste ano.

“Identificamos fraquezas no Brasil e pressionamos o país para corrigi-las. Se a situação não melhorar no prazo dado, que vai até o final deste ano, tomaremos qualquer medida que seja necessária, incluindo um embargo”, afirmou Kyprianou em um novo debate sobre o tema no Parlamento Europeu.

Durante todo este ano a carne brasileira vem enfrentando duras críticas por parte dos deputados europeus, que alegam que o sistema de controle sanitário do país é insuficiente para garantir que o produto vendido à Europa seja procedente das zonas livres de febre aftosa.

Fontes diplomáticas brasileiras defendem que as acusações têm motivos comerciais. Os principais críticos da carne brasileira são deputados da Irlanda e da Grã-Bretanha, países que este ano contabilizaram grandes perdas devido a focos de febre aftosa e de língua azul – como é conhecida a febre catarral ovina.

O Brasil é o principal exportador mundial de carne. Em 2006 as vendas externas do produto somaram 3,9 bilhões de dólares, dos quais 38,5% (1,5 bilhão de dólares) foram para a UE.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil prevê um aumento global das exportações de até 15% em 2007.
Diante da pressão dos deputados europeus, a posição do comissário Kyprianou tem sido cautelosa. Em julho, respaldado por uma avaliação do FVO (Departamento de Alimentação e Veterinária) da UE, responsável pelo controle sanitário, Kyprianou afirmou que, apesar de os controles sanitários no Brasil não serem “ideais”, o país cumpria com todos os critérios exigidos pela legislação do bloco e não colocava em risco a saúde dos europeus.

Uma nova missão da FVO avaliará a situação no dia 6 de novembro. As autoridades brasileiras têm até esta data para implementar melhorias exigidas pela UE, inclusive no sistema de rastreamento que comprova o Estado do qual procede o gado.

Esta será a nona inspeção européia ao Brasil desde a descoberta de focos de febre aftosa no Mato Grosso do Sul, em 2005, que proibiu a importação de toda carne produzida no Estado, em São Paulo e no Paraná.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete