22.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

CNA defende que Brasil já resolveu problemas sanitários

2007-10-09 22:41:00

Jorge Franco
O presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Antenor Nogueira, afirmou por intermédio de nota oficial distribuída nesta tarde de terça-feira (dia 9) que o Brasil teve problemas sanitários no passado, mas que essas questões já foram resolvidas.


Os problemas sanitários do País, disse ele, são tratados com transparência e de acordo com as regras da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal). Nogueira citou os focos de febre aftosa diagnosticados a partir de outubro de 2005 no Mato Grosso do Sul e no Paraná.


Na semana passada, o governo descartou a suspeita de um foco da doença no município de Campos dos Goytacazes (RJ). Nogueira comentou a ameaça da Comissão Européia de impor barreiras ou até suspender as compras de carne do Brasil se o sistema de controle sanitário não estiver em ordem até o fim do ano.


Ele lembrou que uma missão da União Européia desembarcará no Brasil em novembro para avaliar as medidas de controle sanitário adotadas pelo País, incluindo o novo sistema de rastreabilidade dos rebanhos, que exige a certificação por propriedade e não por animal, como acontece agora.


Sobre a visita dos técnicos europeus ao Brasil, Nogueira disse que o Brasil atendeu a todas as exigências da União Européia, principal destino da carne brasileira. Ele aproveitou para criticar a sanidade dos rebanhos criados na União Européia, principalmente na Grã-Bretanha, onde foram diagnosticados casos de aftosa e da doença da língua. "Eles têm muito mais explicações para dar do que nós", disse. 
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete