19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Senar define plano de trabalho para atender sindicatos rurais

2016-05-21 13:02:00

O PAT – Programa Anual de Trabalho do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural é uma ação de planejamento que estabelece o atendimento anual junto aos sindicatos rurais, responsáveis pela demanda de cursos e programas oferecidos pela instituição. O trabalho desenvolvido em 2015 possibilitou a realização de 2,9 mil turmas, atendendo 34,5 mil pessoas em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.

Com intuito de planejar as atividades que serão desenvolvidas em 2017, a equipe educacional do Senar/MS e o departamento de planejamento do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de MS estiveram reunidos, na última quinta-feira (19), para acertar os detalhes das reuniões de mobilização que serão realizadas no mês de junho.

A diretora-secretária da federação e coordenadora educacional do Senar/MS, Terezinha Cândido de Souza, relata que uma das diretrizes da atual gestão é trabalhar com planejamento estratégico, por isso é fundamental ouvir as demandas de todos os sindicatos rurais que atuam na ponta ofertando o portfólio de produtos. “Nosso principal objetivo é atender bem o produtor rural e a maior dificuldade que nosso público enfrenta hoje é o acesso à informação. Por isso, os supervisores que atuam nas cinco regiões do Estado serão os interlocutores das solicitações de cursos e programas da instituição”, observa.

Para o gestor da Unidade de Planejamento do Sistema Famasul, Cláudio Ramos, o PAT propicia que a instituição atue de maneira assertiva e que contribua com a missão de levar desenvolvimento ao setor agropecuário do Estado. “Trata-se de um dos momentos mais importantes do cronograma de trabalho do Senar/MS, pois, a partir dessa reunião será definida a linha de atuação e como será desenvolvida com os sindicatos. O que estamos fazendo aqui é potencializar o que a Casa tem a oferecer para os produtores rurais, alcançando cada vez mais pessoas”, argumenta.

Equipe em campo – os supervisores regionais do Senar/MS são responsáveis por atender as demandas dos sindicatos e intermediar as prioridades de cada região. No primeiro momento do planejamento, esses profissionais ficarão responsáveis por esclarecer os parceiros e representar a instituição em 68 municípios.

O supervisor responsável pelo atendimento na região da Costa Leste e Norte de Mato Grosso do Sul é Fábio Figueiroa. Ele destaca que o PAT viabiliza um trabalho mais eficiente e aproxima o relacionamento com os sindicatos. “Estou otimista que vamos elaborar uma linha de atuação que contemplará desde os produtores rurais até as agroindústrias em todas localidades do Estado”, pontua.

Na avaliação do supervisor Eduardo Maia, representante da região Norte, o planejamento desenvolvido anualmente possibilita que os produtos do Senar/MS sejam melhor aproveitados pelo público alvo. “Com base no PAT faremos um trabalho mais pontual de acordo com as cadeias produtivas de cada região. Além disso, com a divulgação direcionada conquistaremos cada vez mais parceiros”, declara.

O responsável pela região Sudoeste, Rodrigo Santana, lembra que o planejamento realizado em 2015 impactou diretamente nos resultados de dois municípios. “Ano passado, o sindicato com maior número de capacitações oferecidas foi o de Maracaju. Entretanto de forma geral todos melhoraram os índices de atendimento, sendo que Bela Vista superou as expectativas em cursos e efetividade dos programas especiais”, considera.

A região Sul do Estado também registrou alto número de demandas em capacitações e ampliação do atendimento na assistência técnica e gerencial, conforme explica a supervisora Juliana Cascão. “Acredito que um bom exemplo de melhoria na participação foi o sindicato de Ivinhema. Lá existe um número expressivo de assentamentos que por intermédio de suas lideranças colaborou para a qualificação e fortalecimento da produção na agricultura familiar”, reforça.

Segundo a supervisora do Cone Sul (região de Fronteira), Veronica Guglielmi, o plano de trabalho possibilita aos sindicatos e produtores rurais, ampliarem os conhecimentos técnico e estratégico, identificando quais as reais necessidades para a sua região. “Com acesso as informações disponibilizadas pelo Senar/MS, nossos parceiros poderão escolher quais as prioridades de capacitações e programas oferecidos na instituição”, finaliza.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete