21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Projeto cria certificação de qualidade para alimentos artesanais

2016-05-19 13:02:00

Um modelo de processo e desenvolvimento de alimentos artesanais é fundamental para que os pequenos agricultores consigam inserir seus produtos no mercado. Na sessão ordinária desta quarta-feira (18/5), o deputado João Grandão apresentou Projeto de Lei que dispõe sobre a criação da Certificação de Qualidade de alimentos artesanais da agricultura familiar no Estado.

“A busca pela qualidade é também uma questão de saúde. Em Mato Grosso do Sul, os alimentos artesanais possuem tradição, pois trazem a história de uma comunidade ou de um município. Nosso projeto visa certificar a procedência dos produtos artesanais”, ressaltou João Grandão.

Em aparte, o deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB) fez questão de parabenizar a iniciativa e apoiou a aprovação do projeto. A proposta define como alimentos artesanais aqueles produzidos com características tradicionais, culturais ou regionais. São classificados ainda como de baixo e médio risco de contaminação. A certificação será concedida pela Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf).

“O selo de qualidade legitimará a comprovação da certificação das unidades produtoras de alimentos previamente fiscalizados e constitui a prova que o produto foi inspecionado”, acrescentou João Grandão. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete