24.9 C
Amambai
terça-feira, 19 de março de 2024

Consultor estima safra brasileira de soja em 98,1 milhões de toneladas

2016-05-03 16:52:00

A safra brasileira de soja deve totalizar 98,1 milhões de toneladas no ciclo 2015/2016. A avaliação é do consultor Flávio França Junior, diretor da França Júnior Consultoria. O número representa uma revisão para baixo nas expectativas do especialista que, em março, acreditava em um volume de 99,47 milhões de toneladas.

Os estados que tiveram corte na estimativa de produção foram Mato Grosso, Paraná, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins. De outro lado, houve revisão para cima nos números de Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo (veja tabela abaixo).

Em relatório divulgado nesta sexta-feira (29/4), o consultor explica que sua avaliação levou em conta uma “nova realidade de produtividade” em função deproblemas climáticos ocorridos nos últimos 30 dias.

“Especialmente pelo clima predominantemente seco na região Nordeste, atingindo as safras de soja e milho (verão e inverno), e a estiagem observada na região central, atingindo a safra de inverno de milho, incluindo parte do Paraná, a região Sudeste e a boa parte da região Centro-Oeste”, diz ele, no relatório.

No milho, a estimativa para a produção no Brasil foi revisada de 87,13 milhões para 79,53 milhões de toneladas, somadas as culturas de verão e a safrinha. Em relação à tempotrada 2014/2015, o número representa uma queda de 9%.

A projeção para a safra de verão foi revisada de 27,63 milhões de toneladas para 26,46 milhões. E a safra de inverno foi revisada de 59,50 milhões 53,08 milhões de toneladas.

Colheita da soja
De acordo com o consultor Flávio França Junior, a colheita da nova safra brasileira atingiu 95% da área esperada até 29 de abril. Um pequeno avanço em relação à semana passada, quando a proporção era de 93% da semana anterior.

“O fluxo lento foi provocado pelas fortes chuvas que finalmente atingiram a região centro-sul e boa parte do centro do país”, avalia o consultor.

Nesta mesma época, no ano passado, a colheita estava em 97% da superfície total. A média dos últimos cinco anos é de 96% de área colhida.

""

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Enquete