33.8 C
Amambai
quarta-feira, 1 de maio de 2024

Associação reduz estimativa de produção do milho safrinha em MS

2016-04-25 13:55:00

A produção de milho 2ª safra pode ser menor do que o esperado em Mato Grosso do Sul. De acordo com informações da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS), a colheita antes estimada em 9,5 milhões de toneladas deve sofrer redução e chegar a 8,5 milhões de toneladas. Agora, a produtividade média esperada é de 82 sc/ha, ante 88,3 sc/ha.

Os números foram revisados após a finalização do plantio de milho safrinha nas lavouras do Estado. Para Christiano Bortolotto, presidente da Aprosoja – MS, o clima foi o principal responsável pela queda nas estimativas de produção do cereal.

Esse é um reflexo do excesso de chuvas na colheita de soja, o que impactou o plantio do milho. Agora, conforme os últimos levantamentos, além do atraso no plantio desse grão, tivemos áreas que nem sequer foram plantadas e algumas que, logo após plantadas, sofreram inundações”, disse Bortolotto em comunicado divulgado pela entidade.

Ainda segundo a Aprosoja/MS, a mudança na previsão para o milho 2ª safra 2015/216 se deve a 59 mil hectares que não foram plantados. Até a última semana havia projeção de plantio em área de 1,799 milhão de hectares, entretanto, esse número não se confirmou, consolidando-se área plantada de 1,740 milhão de hectares, o que resultou em acréscimo de apenas 0,6% na área total.

Apesar dessa ampliação de 0,6% na área plantada, a projeção é que, no comparativo com o ciclo anterior, haja redução de 7,13% na produtividade, o que leva a uma queda de 6,6% na produção total de milho nesta 2ª safra em Mato Grosso do Sul. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 30 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete