26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Setor frigorífico de MS prevê retomada de negócios neste ano

2016-04-22 07:02:00

Depois de atravessar um ano crítico, marcado pelo fechamento de plantas e demissões de mais de dois mil trabalhadores no Estado, o setor de frigoríficos de Mato Grosso do Sul fechou o primeiro trimestre de 2016 ainda em ambiente de forte retração, mas com uma leve expectativa de “luz no fim do túnel”. Para representantes do empresariado e dos trabalhadores ouvidos pelo Correio do Estado, a opinião é unânime – mesmo com a entrada de duas unidades em férias coletivas no período, a operação nas unidades que ainda permanecem em funcionamento segue estável, não houve encerramento das atividades de outros empreendimentos e há, inclusive, uma movimentação em curso no mercado para a retomada e até mesmo abertura de unidades no Estado, trazendo, em consequência, a geração de postos de trabalho. O cronograma para a recuperação, ainda que mínima e em ritmo aquém do necessário, é projetado para o segundo semestre deste ano, se as condições de mercado permitirem.

“No segundo semestre do ano passado houve uma estabilização, isso ainda vem se mantendo e não há sinalização de mudanças bruscas que possam afetar agora a produção, tanto na demanda quanto na oferta. O que deu um pouco de fôlego, no fim do ano passado, foi que os grandes produtores permaneceram focados no mercado externo, dando espaço para que os demais, que não são exportadores, pudessem trabalhar com certa folga.

Mesmo assim, o mercado ainda está recessivo, com dificuldade de venda. Temos, no entanto, esperança de recuperação para o segundo semestre de 2016”, avalia João Alberto Dias, presidente da Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidores de Carnes do Estado de Mato Grosso do Sul (Assocarnes-MS), entidade que representa 34 frigoríficos do Estado.

Reportagem de Daniella Arruda está na edição de hoje do Correio do Estado. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete