27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

MS estuda firmar parceria com Paraguai para ampliar exportação

2016-04-20 10:02:00

Depois da abertura do terminal portuário de Porto Murtinho – distante 454 km de Porto Murtinho – o Governo do Estado pode firmar parceria com o governo paraguaio para potencializar a hidrovia e ampliar as rotas de exportação de grãos do Mato Grosso do Sul. Proposta está sendo analisada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade).

Na última sexta-feira (15), o secretario da Semade, Jaime Verrucki e o secretario de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, se reuniram com autoridades paraguaias para tratar das questões de cooperação logística entre os dois países, que poderão facilitar o escoamento da produção de soja e milho da região do Cone Sul, como alternativa competitiva aos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).

A proposta apresentada pelo ministro de Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite, é de que a soja e o milho produzidos no Cone Sul sejam transportados por via rodoviária até o Porto de Concepción e de lá sejam escoados a outros destinos. A alternativa oferece também a facilitação no tráfego de caminhões bitrem com os grãos.

Ainda de acordo com o ministro, o governo paraguaio realizará, nos próximos meses, uma licitação internacional para escolha de empresa que deverá construir e administrar um novo porto em Concepción, com instalações mais modernas e que ofereça condições favoráveis de servir como rota alternativa de exportação para os grãos do Estado.

Caso a proposta apresentada pelo governo paraguaio se concretize, os produtores terão duas opções de utilização do Rio Paraguai, sendo uma por meio de Porto Murtinho e a outra por meio do Porto de Concepción.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete