13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Produtividade do milho pode dobrar em Mato Grosso do Sul

2007-10-03 14:45:00

O uso de tecnologias adequadas é capaz de dobrar a produtividade do milho safrinha em Mato Grosso do Sul a partir do ano que vem. É o que aponta uma pesquisa da Fundação MS de Maracaju. De acordo com o estudo feito pelos pesquisadores, a produtividade média do milho pode saltar dos atuais 45 sacas por hectare para 80 sacas por hectare, podendo chegar a 90 sacas por hectare.

Segundo o diretor da Fundação MS, Dirceu Luiz Broch, o aumento na produtividade consiste em adotar o uso de novos híbridos, ajustar o processo tecnológico, ou seja, utilizar uma adubação mais equilibrada, fazer um consórcio entre milho e pastagem durante o inverno e soja no verão, além de uma boa correção de solo com calcário, gesso e fósforo.

"Adotando essas práticas o produtor vai gastar em média 25% mais para fazer o plantio. Em compensação o resultado final é uma lucratividade superior que compensa o investimento maior em tecnologia, ainda mais que a cotação do milho está se recuperando e ficando cada vez mais atrativa", disse Broch ao ressaltar que os resultados são mais consideráveis quando o produtor reduz um pouco a área de plantio para fazer um investimento mais concentrado, obtendo o máximo rendimento do solo cultivado. Atualmente a saca do milho está cotada na casa dos R$ 19 em MS.

O resultado da pesquisa foi a conseqüência de um levantamento feito em pelo menos cinco regiões do Estado, onde se aposta muito no cultivo do milho safrinha. Nessas regiões foram realizados Dias de Campo para testar e confirmar os processos de produção. "Vale ressaltar que as tecnologias existem e já estão no mercado. Porém, os resultados só acontecerão se o produtor decidir apostar numa produtividade maior", disse Dirceu Broch.

Um fator que pode estimular o investimento na cultura do milho safrinha é a cotação do produto no mercado. Há muito tempo o milho não se tornava uma cultura tão rentável quanto agora. A boa notícia começou com o resultado da colheita da safrinha, que está praticamente concluída em Mato Grosso do Sul. Apesar das condições bastante diferentes nas lavouras do Estado, estima-se que a produtividade média da cultura fique em 2.940 quilos por hectare, o que representa em média 50 sacas do produto. Este ano a área plantada na safrinha cresceu 35% se comparada com a safra passada, chegando a 700 mil hectares cultivados.

Conforme dados da última estimativa da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgada em setembro, o crescimento da produção de milho em todo país deveu-se ao clima favorável nas lavouras durante a safra do verão e ao desenvolvimento tecnológico. Se comparado com 2006, a produção de milho aumentou em 51,1 milhões de toneladas (20,1%).


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete