29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Produtores cadastram 1 milhão de hectares de soja

2007-10-03 12:48:00

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) registrou até esta segunda-feira (1º) – data em que os produtores estão autorizados a começar o plantio da soja, já que o vazio sanitário iniciado em 1º de julho terminou ontem – o cadastro de aproximadamente 1 milhão de hectares referentes a áreas de sojicultura. 

Os números informados desde o dia 1º de setembro por produtores, através do site www.iagro.ms.gov.br, equivalem a cerca de 8,5 mil plantios. De acordo com a Gerência de Defesa Sanitária Vegetal da Iagro, o município com maior área cadastrada é Maracaju, com 128 mil hectares e 717 plantios. Em segundo lugar, Dourados, com 102 mil hectares e 1.440 plantios, seguido por Ponta Porã, com 92 mil hectares e 669 plantios.

A Gestoria de Defesa Sanitária Vegetal alerta que, levando em consideração dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na safra 2006/2007, quando a área plantada foi de aproximadamente 1,8 milhão de hectares, ainda existem produtores que plantaram soja na safra passada, mas até agora não fizeram o cadastro. As áreas estão localizadas em municípios como Brasilândia, Japorã, Sonora, Taquarussu, Rio Negro e Figueirão. 

“Mas de modo geral, o cadastro está sendo feito dentro das nossas expectativas e até a data final prevista para o plantio, que é 30 de dezembro, nós vamos conseguir alcançar a área estimada de aproximadamente 1,8 milhão de hectares”, afirma a gestora Glaucy Ortiz. 

Ela alerta que os fiscais do órgão, ao visitarem propriedades com plantios não cadastrados, notificarão os produtores para fazerem o cadastramento. “Caso isso não seja cumprido, o sojicultor será multado em 100 Uferms”, diz. Cada Uferms está valendo hoje R$ 12,10.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete