32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Fenômeno raro é registrado em lavoura de soja em Amambai

2016-02-07 13:02:00

Vilson Nascimento

Um fenômeno raro na região, conhecido como “acomodação do solo” ou “acomodação de terra”, foi detectado em uma lavora de Amambai.

Cerca de um hectare de uma lavoura de soja situada na região da Fazenda Alegrete, distante cerca de 30 quilômetros da cidade, poderá deixar de ser colhida, causando um prejuízo ao produtor, se levado em consideração a média de produtividade do município, de pelo menos 55 sacas.

O fenômeno abriu uma fenda de aproximadamente 200 metros, fazendo com que o solo na área atingida baixasse cerca de um metro em relação ao resto da lavoura.

Além do barranco com borda de aproximadamente um metro que se formou ao longo da área, o solo no interior da região afetada também apresenta rachaduras o que indica que pode ocorrer novos afundamentos.

Com o risco de se colocar maquinários para trabalhar no local, tendo em vista a instabilidade do solo, a única forma de realizar a colheita na área atingida passa a ser a manual.

O técnico agrícola Sérgio Costa Curta, da empresa Agrotec, com sede em Amambai, acompanhou a reportagem do grupo A Gazeta ao local e apresentou uma explicação técnica para o fenômeno.

Segundo o especialista, a inconsistência do subsolo aliada à infiltração de água por conta das frequentes chuvas que tem caído na região é a explicação mais plausível para o afundamento da área.

Fenômenos como esse na lavora do produtor rural Wagner Dias dos Santos já foram registrados em outras localidades do País e do globo terrestre, mas na região de Amambai é inédito, ou pelo menos não se tem notícia de casos semelhantes nos últimos quarenta anos, segundo Costa Curta.

Veja no vídeo imagens do local e comentários do técnico agrícola:

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete