31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Senar abre seleção para técnicos de campo do programa ABC Cerrado

2016-02-05 10:02:00

As inscrições do processo seletivo de contratação de técnicos de campo para trabalhar no Programa ABC Cerrado do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural já podem ser feitas no portal www.senarms.org.br. A oportunidade é direcionada a profissionais graduados ou pós-graduados em Ciências Agrárias (Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária e áreas afins) com comprovação de experiência profissional mínima de seis meses em assistência técnica na área rural. A seleção dos inscritos está dividida em quatro fases: seleção de currículos, atribuição de pontos, treinamento metodológico e capacitação técnica.

De acordo com a gestora de programas de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, Mariana Urt, os técnicos selecionados atuarão diretamente nas propriedades participantes do programa. “O objetivo é selecionar profissionais assistentes técnicos que farão o trabalho de acompanhamento e orientação para implantação das tecnologias preconizadas no ABC Cerrado nas propriedades rurais contempladas. A meta é capacitar 1,2 mil produtores, dos quais 300 receberão a assistência técnica por um período de 18 meses”, explica.

Sobre o ABC Cerrado – O programa tem objetivo de contribuir com a redução dos gases de efeito estufa no território nacional e possui quatro linhas tecnológicas que serão trabalhadas com os produtores: sistema de plantio direto, recuperação de pastagens degradadas, ILPF – integração Lavoura, Pecuária e Floresta e Florestas Plantadas. Criado por intermédio de uma ação conjunta do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Mato Grosso do Sul é um dos oito estados que receberão o atendimento além da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Piauí e Tocantins.

O Senar é o responsável pela formação profissional dos produtores rurais, capacitação de instrutores e técnicos de campo e pela assistência técnica oferecida posteriormente nas propriedades rurais. Em 2015 foram realizados seminários de sensibilização em quatro municípios: Aquidauana, Cassilândia, Camapuã e Paranaíba. A programação incluiu a apresentação do projeto, desmistificação dos conceitos e a aplicabilidade das tecnologias de baixa emissão de carbono.

Serviço – Além do processo seletivo que contratará a equipe técnica do ABC Cerrado, continuam abertas até o mês de fevereiro, as inscrições para os produtores rurais interessados em aderir ao programa. Para participar é necessário confirmar o cadastramento no portal www.senar.org.br/pre-inscricao-do-processo-de-mobilizacao ou ainda, no sindicato rural da região.

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Enquete