18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Estado recebe R$ 27 milhões pra concluir ação contra aftosa

2007-09-21 17:38:00

Ontem à noite o governo do Estado recebeu a confirmação da liberação ppelo Ministério da Agricultura de R$ 27 milhões que estavam faltando para continuar trabalhos contra a febre aftosa. No próximo dia 25 sai o resultado de mais uma sorologia. Já houveram três ações de coleta de sangue dos animais para verificação da circulação viral.

Missão da OIE (Organização Internacional de Equizotiase) deve chegar ao Estado em dezembro. A expectativas das autoridades sanitárias do Estado é de que em maio do ano que vem Mato Grosso do Sul possa estar liberado totalmente em nível internacional.

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) fez publicar no Diário Oficial de hoje a Portaria nº 1330/2007 autorizando o trânsito intermunicipal de bovídeos com origem nos
municípios de Eldorado, Mundo Novo e Japorã. A propriedade de destino dos animais deverá estar localizada em um dos três municípios.

Segundo o Art. 2° da portaria, fica autorizado o ingresso de bovídeos provenientes de outros municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, regiões e Estados considerados livres de febre aftosa com ou sem vacinação, destinados aos três municípios da fronteira com o Paraguai.

O trânsito de animais somente será autorizado pela IAGRO, após solicitação formal feita pelo proprietário dos animais ou seu representante legal, aos inspetores locais dos três municípios envolvidos e acima citados, com no mínimo 72 (setenta e duas horas) de antecedência.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete