22.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Soja Brasil trouxe conhecimento e tecnologia a Amambai

2015-11-08 20:28:00

Vilson Nascimento

A Expedição Soja Brasil, uma iniciativa da Aprosoja Brasil (Associação dos Produtores de Soja do Brasil) desenvolvida em parceria com o Canal Rural e a Aprosoja MS, trouxe tecnologia, conhecimento sobre manejo e praças, seguro rural e programas voltados para o agronegócio como, por exemplo, o Programa Soja Plus, aos produtores rurais de Amambai e região.

O ciclo de palestras, promovido com apoio do Sindicato Rural de Amambai (SRA) aconteceu durante toda a manhã de sábado, dia 7 de novembro, em um “caminhão auditório” desenvolvido exclusivamente para essa finalidade pelo Canal Rural e a Aprosoja Brasil.

Apenas quatro municípios de Mato Grosso do Sul receberam a Expedição Soja Brasil, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Dourados e Amambai.

Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja MS), Christiano da Silva Bortolotto, que é empresário e produtor rural em Amambai, a vinda da Expedição ao Estado foi de grande importância no sentido de trazer inovações aos produtores de MS.

Entre os temas apresentados durante a Soja Brasil em Amambai estavam, além do Programa Soja Plus, que teve como palestrante o engenheiro agrônomo e consultor, Laurindo Petelinkar, temas como “economia no controle de pragas”, que teve como palestrante o pesquisador da Embrapa Soja, Pedro Moreira e “seguro rural, contratação e gestão de risco com seguro”, como o palestrante Arnaldo Gaspar Filho, que é engenheiro agrônomo.

Veja no vídeo momentos das palestras e fala dos diretores:

Também foram temas das palestras, “por que fazer refugio em minha lavoura?”, tendo como palestrante o engenheiro agrônomo Wilian Nazário, representante do “Campo Intacta”, “manejo de lagartas e percevejos no sistema milho e soja”, que teve como palestrante o engenheiro agrônomo José Fernando Grigolli, pesquisador da Fundação MS e a palestra “nutrição eficiente para a soja”, que teve como palestrante o engenheiro agrônomo e coordenador comercial Yara Fertilizantes, André Trombeta.

O atual presidente de Sindicato Rural de Amambai, Diogo Peixoto da Luz e o presidente eleito, Ronan Nunes Silva, que assume a direção do SRA neste dia 20 de novembro, também destacaram a importância da vinda da Expedição Soja Brasil para Amambai e agradeceram a Aprosoja MS que por meio de seu presidente, Christiano Bortolotto, por escolher o município pra sediar um dos ciclos da caravana.

O presidente da Aprosoja MS, Christiano Bortolotto destacou e agradeceu a grande participação dos produtores, tanto locais como de municípios da região que participaram da Expedição Soja Brasil em Amambai.

Autoridades do município, entre elas o vereador Robertino Dias, que por vários anos coordenou uma empresa do ramo da sojicultora em Amambai, também estiveram presentes, prestigiando e acompanhando as palestras da Expedição Soja Brasil.

Veja a reportagem completa na edição impressa do jornal A Gazeta, nesta terça-feira, dia 10 de novembro.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete