24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Sojicultor é obrigado a cadastrar sua área de plantio no Iagro

2007-09-18 09:43:00

Antonio Luiz

                Todo sojicultor é obrigado as cadastrar a área de plantio para efeito de auxiliar na prevenção de doenças e posterior, fiscalização; é o que determina a lei Estadual nº 3.333  de 21/12/2006 e Decreto Estadual nº 6847 de 22/02/2006.

                Segundo o IBGE, na safra passada foram plantados 29 mil hectares; no entanto até agora, o Iagro – órgão responsável pelo cadastramento e fiscalização – registra apenas 10.500 hectares, ou seja, um terço da área prevista para este ano.

                O engenheiro agrônomo Emerson Shirota, do Iagro de Amambai, alerta que “é  bom que o produtor saiba que esse registro é obrigatório e deve ser efetuado até 30 dias antes do efetivo plantio da cultura”.  Para facilitar o acesso ao cadastramento, ele deve ser feito no site www.iagro.ms.gov.br e já na primeira página o produtor encontrará o campo “PRODUTOR DE SOJA Cadastre-se aqui”. As informações básicas e necessárias são: Inscrição Estadual, CPF, data estimada do plantio e variedade da soja.

                Depois de cadastrado, o produtor receberá um protocolo que deverá ser usado em caso de ocorrência de focos de “ferrugem asiática”.

                Para qualquer esclarecimento adicional, o produtor pode entrar em contato pelo telefone: 0800 647 2788 (das 7h às 11h e das 13h ás 17h) instalado para este fim.

Vazio Sanitário – O vazio sanitário é o período de ausência total de plantas vivas de soja, excluindo-se as áreas de pesquisa científica e de produção de semente genética, devidamente monitorada e controlada. A medida é uma proteção contra a ferrugem asiática que provocou um prejuízo de R$ 2 bilhões de dólares à sojicultura brasileira na safra 2005/2006.

                Durante o período do vazio, todas as plantas de soja existentes na propriedade devem ser erradicadas, por meio de produtos químicos ou equipamentos. O vazio sanitário vai reduzir o impacto negativo causado pela doença. O produtor terá menos gastos com defensivos agrícolas e mais chance de total aproveitamento da safra.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete