15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Embrapa alerta para lesão desconhecida na soja no PR, SC e MS

2007-01-10 13:05:00

A Embrapa Soja (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), especializada na produção da leguminosa no País, divulga em seu site na internet que ainda não pode identificar as causas das lesões que está atacando as lavouras de soja do Mato Grosso do Sul e Paraná. As lesões estão sendo confundidas com sintomas de doenças da soja por agricultores e técnicos, o que pode levar a aplicação desnecessária de fungicidas. A afirmação é de pesquisadores da unidade que tiveram relatos da assistência técnica de Londrina, Cambé, Tuneiras do Oeste, Cambará, São Pedro do Ivaí, Rio Bom, Ibiporã, no Paraná, Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina, e Maracaju, no Mato Grosso do Sul.

De acordo com a pesquisadora Claudine Seixas, da Embrapa Soja, os sintomas do problema são pequenas lesões circulares marrom e, em alguns casos, com borda marrom e centro claro, bem distribuídas em toda a folha. “Já analisamos amostras de plantas com essas lesões e confirmamos que não se trata de nenhuma doença”, enfatiza.

O pesquisador Álvaro Almeida diz que este problema identificado, com maior intensidade nesta safra, no Brasil, vem sendo observado na Argentina e na Bolívia, há 15 anos pelo pesquisador Daniel Ploper, que não constatou perda de produtividade. De acordo com Ploper, este fenômeno tem ocorrido, principalmente, em anos com condições de chuvas mais freqüentes com diferença significativa entre cultivares. “A diferença de sensibilidade das cultivares ao problema também está sendo observada no Brasil”, diz o pesquisador Carlos Arrabal Arias, da Embrapa Soja.

Segundo dados de meteorologia do Instituto Agronômico do Paraná, janeiro de 2006 foi seco, no norte do Paraná, com apenas 111 mm de chuvas, quando a média do mês é de 208,5 mm. No entanto, nos primeiros 9 dias de janeiro de 2007, já choveu 221.6 mm, o que é mais do esperado para janeiro.

A orientação dos pesquisadores da Embrapa é para que produtores e técnicos reforcem a atenção para diferenciar as lesões de coloração marrom de causa desconhecida dos sintomas iniciais da ferrugem que tem saliência típica e pode ser facilmente observada com lupa de bolso. “No caso de ferrugem, há necessidade de controle químico, assim que identificada a doença”, alerta.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete