27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Fundo de Previdência de Mundo Novo realizou curso de CPA 10

2015-08-31 09:13:00

O Fundo de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Mundo Novo – MS, realizou nos dias 17, 18 e 19 de agosto de 2015, no Centro de Qualificação Profissional( fundos prédio Prefeitura), o curso de Certificação Profissional Anbima – Série 10, que foi ministrado pelo consultor Tiago Boeira, da Credito & Mercado Consultoria em Investimentos.

O evento foi voltado para um público especifico, de gestores, conselheiros e membros de comitê de investimentos dos RPPS – Regimes Próprios de Previdência Social, contou com a participação de 25 pessoas dos municípios de Mundo Novo, Eldorado, Itaquirai, Ivinhema, Tacuru, Caarapo e Rio Brilhante.

A previdência mundonovense possui gestores certificados desde 2008, quando o Ministério de Previdência Social passou a exigir a certificação, mas a partir de 1º de janeiro de 2015, por força da Portaria do MPS se tornou uma obrigatoriedade para a maioria dos membros do comitê de investimento dos RPPS. “O Fundo de Previdência de MN mesmo já tendo cumprido com a obrigatoriedade, tendo quatro membros dos cinco certificados, com a realização do curso tem a proposta de capacitar todos os seus integrantes dando a oportunidade aos mesmos de além de adquirirem conhecimentos se qualificarem para a certificação”, disse Odete Airton presidente do FP.

O que é o CPA 10? O CPA 10 (Certificação Profissional Anbima Série 10) certifica profissionais do mercado financeiro a partir dos seus conhecimentos, através de uma prova onde são aplicadas questões de múltipla escolha com o objetivo de testar o conhecimento da pessoa sobre assuntos pertinentes ao mercado financeiro. Para que serve? Atualmente, a certificação é considerada um diferencial pelas instituições financeiras quando as mesmas vão contratar seus funcionários. Isto se deve tanto à obrigatoriedade da certificação para comercialização de produtos de investimento quanto à credibilidade que a certificação CPA 10 adquiriu em atestar que os profissionais certificados possuem os conhecimentos exigidos pelo mercado financeiro. Como faz para tirar? É necessário fazer uma prova, agendada no site da Anbima. Entrar no site e cadastrar-se, pagando uma taxa de inscrição, depois de aproximadamente dois dias será autorizado (via e-mail), a entrar no site e marcar a prova. Como é a prova? A prova é constituída de 50 questões e para ser aprovado o aluno tem que acertar 70% da prova, ou seja, 35 questões. Caso seja aprovado a certificação tem validade por três anos para representantes de RPPS, sendo necessário por força do Código de Regulação e Melhores Práticas para o Programa de Certificação Continuada, realizar a atualização efetuando uma nova prova.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete