25.4 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Caarapó:Defensoria realiza Movimento pela Paternidade

2007-09-11 14:08:00

A Defensoria Pública de Caarapó, iniciou há um mês o projeto social intitulado "Movimento pela Paternidade". O objetivo da ação é promover o reconhecimento da paternidade da criança ou adolescente – registrados apenas com o nome da mãe – pelo pai biológico, quando for possível a localização do mesmo.

O projeto também incentiva a adoção, quando a mãe mantém união estável e duradoura com o companheiro. Porém só acontece quando a criança considera o mesmo como pai, e este por sua vez tem interesse na adoção.

Desde que iniciou o projeto, em agosto, o Defensor Público de Caarapó, Nilton Marcelo de Camargo, já recebeu 180 nomes de crianças e adolescentes que não têm a paternidade reconhecida. Porém a expectativa de casos é maior, e pode chegar a 400 no município. "Verifiquei a necessidade de atendimento, por conta dos casos que chegam até a Defensoria. Na maioria deles as crianças e adolescentes não têm a paternidade reconhecida. A ação é uma forma de garantir a dignidade da criança", afirma o Defensor.

Para ajudar no trabalho as escolas do município fizeram um levantamento de quantas crianças não possuem o registro paterno e enviaram para a Defensoria Pública. A investigação da paternidade é feita com auxílio de exames de DNA que pode ser feito em laboratório particular, custa em média R$ 280 e fica pronto entre 15 a 20 dias, ou ainda na Coordenadoria-Geral de Perícias, que é de graça, porém existe necessidade de espera.

Até agora 12 crianças encontraram o pai biológico, que reconheceram a paternidade. Caso o processo de adoção seja aberto – por enquanto houve apenas um pedido – demora em média de 4 a 6 meses. O atendimento da Defensoria Pública em Caarapó é feito na Rua 15 de Novembro, 520. O telefone de contato é (67) 3453-1132.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete