18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos fará exames gratuito em Naviraí

2015-08-01 11:38:00

Assessoria de Imprensa
A gerência de saúde da Prefeitura de Naviraí informou nesta sexta-feira, 31 de julho, que a unidade móvel de prevenção do Hospital do Câncer de Barretos, nos dias 17 e 18 de agosto disponibilizando gratuitamente exames de mamografia e preventivos. A carreta permanecerá estacionada durante os dois dias no Centro de Saúde do bairro Varjão.

A gerente de saúde do município, Anelize Coelho, ressalta que a faixa etária para exames de mamografia é de 40 a 69 e preventivos de 25 a 65 anos. Segundo ela, o objetivo é atender a demanda existentes já agendadas nos Postos de Saúde da Família. De acordo com a gerente, umas das atuais prioridades da gestão do prefeito Léo Matos na saúde, é promover ações preventivas organizadas e estruturadas, e também a garantia do tratamento adequado e monitoramento da qualidade do atendimento à mulher. “Sem sombra de dúvidas, a mamografia é o caminho melhor e mais seguro”, disse Anelize.

As mulheres interessadas em realizar os exames devem procurar as unidades de saúde nos dias 03 e 04 de agosto e garantir o agendamento. Para isso devem estar munidas de documentos pessoas – RG; CPF; cartão do SUS e comprovante de residência.

DADOS
Anelize ressalta da importância das mulheres em efetuar o exame. Ela lembra que atualmente, mais de 12 mil mulheres morrem por ano no Brasil em decorrência da doença, o que representa 2,5% das mortes femininas no país. "São mais de 52 mil novos casos a cada ano. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de cura", destacou a gerente.  

O câncer do colo do útero corresponde, aproximadamente, a 15% de todos os cânceres que ocorrem no sexo feminino. A detecção precoce do câncer do colo do útero em mulheres assintomáticas (rastreamento), por meio do exame citopatológico ("PREVENTIVO"), permite a detecção das lesões precursoras e da doença em estágios iniciais, antes mesmo do aparecimento dos sintomas. “É fundamental que as pacientes busquem os resultados, para que o médico possa encaminhar os casos suspeitos ou positivos à uma unidade de referencia”, observou Anelize.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete