23.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Dia do agricultor é comemorado com delicioso jantar em Mundo Novo

2015-07-27 22:31:00

A Prefeitura de Mundo Novo através da Secretaria de Agricultura promoveu na noite de sexta-feira, 24, um encontro para comemorar o Dia do Agricultor, que é celebrado em 25 de julho e do Colono dia 28.

Dezenas de agricultores se reuniram no Conviver 3ª Idade Dauth Conceição para prestigiar a palestra com doutor Milton Paron Padovan. Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, na área de Agroecologia, e professor efetivo no Mestrado em Biologia Geral e Mestrado em Agronegócios e Desenvolvimento, ambos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em parceria com a Embrapa Agropecuária Oeste. Desenvolve estudos nas linhas de pesquisa em sistemas agroflorestais diversificados, adubação verde, arranjos de produção de base agroecológica e serviços ambientais. 

A palestra abordou -Adubação Verde-:melhorias do solo e da renda dos agricultores.

Para o secretário de Agricultura Alexandre dos Santos o evento é uma forma de valorização do trabalho do agricultor. “O intuito é a gente estar desenvolvendo a agricultura familiar. Somos um município rural, do interior, e a nossa principal riqueza vem do campo, então temos que valorizar o trabalho daqueles que lutam para garantir a sua sobrevivência e trazer riqueza para o município”. O secretário aproveitou a ocasião para agradecer Administração por intermédio dos gestores municipais Humberto e Nivaldo, pelo o aval de proporcionar a cada produtor resultado satisfatório com incentivo direto e indireto,e a Itaipu parceira em varias ações no município. 

Alexandre, disse que o evento também promove a integração entre a Pasta e o setor rural no município, além de homenagear o homem do campo. 

O vice-prefeito Nivaldo Marques representando o prefeito Humberto Amadacci em outra agenda: agradeceu a presença dos agricultores no evento e pediu um minuto de silêncio em homenagem aos produtores “in memorian”, ressaltando o senhor Deraldo e Santina. “Nosso mandato vem incentivando os agricultores do município e, estamos trabalhando para trazer benefícios à agricultura da nossa cidade. Os agricultores são guerreiros. Sempre digo que o produtor é ‘raçudo’ porque mesmo com todas as dificuldades, seja nos baixos preços dos produtos ou nas inconveniências do clima, eles não desistem, eles seguem adiante”, destaca Marques.

O evento contou ainda com apresentação do Coral Cante e Conte Comigo- regência de Salomão Lindoso, demonstração das ações de 20 anos da UEMS- Campus Mundo Novo-, e reprodução de uma reportagem na propriedade rural do senhor Antonio Manoel no município, transmitida pela Rede Massa- SBT- Paraná.

No espaço de honra estiveram fazendo usa da palavra à presidente da Asprom Deusa Dias Bueno, presidente da Associação de Hortifrutigranjeiros Antonio Manoel, técnico Ambiental na Itaipu Binacional João Luiz Casagrande Breinack, vereadores João Ravazine e Zezinho Pintor, Além do secretário de Agricultura Alexandre dos Santos e o vice-prefeito Nivaldo Marques. 

Após a palestra foi servido um delicioso jantar.

“”Afinal, desde a hora que você levanta e come algo, esse alimento tem origem do campo, pelas mãos do agricultor”, finalizou Alexandre.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete