13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Cerimônia marca dispensa do Serviço Militar em Mundo Novo

2015-07-24 17:23:00

Mais de 20 jovens dispensados do serviço militar obrigatório prestaram juramento à bandeira em Mundo Novo. Estiveram presentes na solenidade, o vice-prefeito Nivaldo Marques, representando o prefeito Humberto Amaducci (em outra agenda) presidente da Junta de Serviço Militar de Mundo Novo, vereador João Ravazine diretor do Procon Cláudio Rankel, agentes da Policia Civil Sumair e Alexandra e o secretário da Junta de Serviço Militar do município Wilhan Wagner da Silva, além do capitão e delegado do Serviço Militar da 3ª Delegacia de Serviço Militar Hugo Cesar Rodrigues Goulart .

A cerimônia foi realizada no dia 23 de julho no Plenário da Câmara de Vereadores. O juramento é um compromisso que formaliza a dispensa, mas que indica que, apesar de não fazer parte do quadro de recrutas, o jovem, até completar 45 anos de idade fica a disposição do exército, e poderá ter que se apresentar em caso de guerra ou em defesa da pátria. O juramento indica também que, apesar de não estar no exército, o jovem tem uma função para cumprir perante a sociedade, pois atuará em algum setor da sociedade, e desta forma estará honrando o compromisso assumido perante o pavilhão nacional, que foi conduzido pelo 2º sargento Marins do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado.  O evento também marcou oficialmente a entrega de certificado de dispensa do serviço militar brasileiro.

Antes do juramento à Bandeira, que foi realizado ao som do Hino Nacional, todos os reservistas aprenderam alguns procedimentos básicos de um militar. Dentre os procedimentos foram destacadas as posições corretas de sentido e descansar.

Após o juramento solene, os jovens receberam o certificado de dispensa do serviço militar (reservista). Para muitos reservistas esse documento veio em boa hora, pois sem ele, alguns procedimentos como retirada de título de eleitor e a entrada no mercado de trabalho podem ser dificultados.

Durante o juramento o capitão Hugo Cesar Rodrigues Goulart fez um pequeno discurso sobre a responsabilidade dos jovens em relação à nação. “Vocês acabam de cumprir um importante papel. Mas sua responsabilidade com a nação não termina aqui. O Brasil conta com cada um dos senhores em casa de necessidade. O Certificado de Dispensa de Incorporação que hoje estão recebendo é a garantia de que os senhores são cidadãos responsáveis e cumpridores dos seus deveres. Com este documento dar-se o direito de eleger e ser eleito, obter passaporte, ser nomeado funcionário público entre outros”, finalizou.

O vice- prefeito de Mundo Novo, Nivaldo Marques, ao evento no usa da palavra enfatizou o compromisso de cada jovem deve ter com a nação. O país sempre contará com vocês se serão convocados ou não, pois entre outras alternativas contribuirão cada vez mais para o desenvolvimento do Brasil. Parabenizou os que escolheram “servir a nação”.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete