21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Navirai vai brigar contra redução de índice de ICMS

2015-07-06 14:16:00

Anuncio da redução do índice que determina valor do ICMS para 35 municípios do Estado, incluindo Naviraí, preocupa Prefeito Léo Matos. Após anúncio feito pela Assamasul, com base em resolução da Secretaria Estadual de Fazenda, determinou a equipe do município trabalhe para que não tenha o prejuízo. “Se já não bastasse a crise que reduziu drasticamente as receitas, mais um tombo seria desastroso para o caixa do município” disse Léo, em entrevista em Informativo da Prefeitura, levado ao ar nas emissoras de Rádio da Cidade.

De acordo com a Sefaz, 79 municípios de Mato Grosso do Sul receberão menos recursos na cota da arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) a que tem direito no exercício financeiro de 2016. Além de Naviraí, cidades do Sul do estado, como Dourados, Rio Brilhante, Nova Andradina, Fátima do Sul e Ivinhema estão na mesma situação. Já Três Lagoas e Campo Grande estão entre os que teriam índice aumentado.

Os prefeitos dos municípios que tiveram o índice provisório reduzido têm 30 dias para entrar com recurso junto a Secretaria de Fazenda do Estado. Embora responsável por quase 805% do cálculo, não é só o valor adicionado que integra a composição do índice de participação. (O adicionado é o resultado da arrecadação de ICMS das empresas, comercio e agricultura e pecuária). A receita própria das cidades também é outro elemento econômico utilizado na regra, responsável por 5% da divisão.

Receita própria é, basicamente, a arrecadação dos tributos municipais, como o IPTU, ISS, ITBI e as taxas e contribuições de competência municipal. A resolução da Sefaz indica ainda que 44 municípios terão o índice de participação do ICMS elevado no próximo ano.

 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete