21.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Dário Ramires quer extração de cascalho na Te’yikuê

2015-07-01 20:34:00

O vereador Dário Ramires (PR) principal representante da Reserva Indígena em Caarapó, encaminhou indicação endereçada ao coordenador regional da FUNAI, Vander Aparecido Nishijima, solicitando que seja expedida a autorização para extração de pedras do tipo `cascalho e canguinha`, na aldeia indígena Te’yikuê.

 

Em sua justificativa, o edil argumentou que a partir da autorização será possível dar apoio na recuperação e reparos das estradas que cortam a comunidade indígena. “Atualmente o cascalho e a canguinha estão em escassez na região, e uma vez que temos estes minérios à disposição na nossa aldeia e existe um grande número de serviços e reparos a serem feitos nas estradas da aldeia, queremos firmar parceria, vamos fornecer a pedra e a prefeitura a mão de obra” disse o vereador Dário.

 

No entanto, ao fazer uso da tribuna o parlamentar disse que é preciso conseguir esta autorização. “Se conseguirmos, tanto a prefeitura quanto a nossa comunidade serão diretamente beneficiadas, pois sabemos que este tipo de serviço se torna caro para o município, vez que é preciso buscar as pedras em outras propriedades, aumentando os gastos aos cofres públicos e também ocasionando demora na realização dos serviços” reforçou.



Indicações





O vereador solicitou à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que viabilize o serviço de canalização com tubulação de concreto nos córregos existentes no interior da Aldeia Indígena Te’yikuê. De acordo Dário Ramires a solicitação visa substituir as pontes tipo passarelas que dão acesso de um ponto ao outro.





“Essas passarelas foram improvisadas pela comunidade, no entanto, já se encontram danificadas devido à ação do tempo, necessitando com urgência de substituição por tubos, para melhorar as condições de trafegabilidade naquele local” explicou.

 

Dário também solicitou ao deputado estadual Joao Grandão (PT), para que interceda junto aos responsáveis pela Operadora Vivo/MS, no sentido de viabilizar a instalação de uma torre de captação de sinal de celular na Aldeia Indígena Te’yikuê. O edil explica que em poucos lugares na aldeia se consegue captar o sinal, e quando consegue, é com baixa qualidade de transmissão.

“Ressaltamos que os indígenas possuem somente o celular para se comunicarem e que a grande maioria usa a telefonia móvel da Operadora Vivo. Contamos com o atendimento deste pedido para que todos os moradores da aldeia possam usufruir dos serviços disponibilizados pela operadora” finalizou o vereador.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete