27.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Prefeitura de Caarapó reforma e amplia espaço do CRAS Urbano

2015-06-30 10:17:00

A Secretaria de Obras da prefeitura de Caarapó está concluindo a reforma e ampliação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da área urbana. O local passa por importantes intervenções na sua estrutura física.

 

De acordo com o secretário de Obras, Jorge Tadeu Lopes, o espaço está sendo beneficiado com a construção de três salas de atendimento. O salão de eventos também está sendo ampliado, além da instalação de portas de vidro e outras adequações. O sistema elétrico também está passando por uma revisão geral. A brinquedoteca passa por reestruturação e todo o calçamento está sendo reformado. O prédio receberá pintura nova.

 

 

Em recente vistoria às obras, o prefeito Mário Valério (PR) defendeu a execução dos serviços, afirmando que o CRAS é um importante ponto de atendimento às pessoas que frequentam o local para atividades dos projetos e programas oferecidos pela Secretaria Municipal de Ação Social. “Era urgente que tivéssemos um lugar para atender as pessoas com todo o conforto necessário ao seu bem-estar, bem como com boas condições para que os funcionários pudessem prestar um atendimento em um local com boas condições de trabalho”, destacou o prefeito.

 

CRAS

 

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e Distrito Federal. Representa a principal estrutura física local para a proteção social básica, desempenha papel central no território onde se localiza, possuindo a função exclusiva da oferta pública do trabalho social com famílias por meio do serviço de Proteção e Atendimento Integral a Famílias (PAIF) e gestão territorial da rede socioassistencial de proteção social básica.

 

No CRAS de Caarapó funcionam importantes programas, projetos e serviços de atenção às pessoas, como o Serviço de Protyeção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que é o principal serviço do órgão. Trata-se de um trabalho de caráter continuado, que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e garantia de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

 

O local também é sede do Cadastro Único, que é um instrumento de coleta de dados e informações que se configura como a porta de entrada para o cidadão ter acesso aos programas sociais.

 

O CRAS também é sede administrativa do Pronatec, que é um Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que foi criado com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

 

 

No CRAS ainda funcionam os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), como o SCFV para crianças de zero a 6 anos (Infância Feliz). O serviço desenvolve atividades com crianças e seus familiares com o objetivo de fortalecer vínculos e prevenir ocorrência de situação de exclusão social e de risco. Pauta-se no reconhecimento da condição peculiar de desenvolvimento deste ciclo de vida e pelo cumprimento dos direitos das crianças, numa concepção que faz do brincar, da experiência lúdica e da vivência artística, uma forma privilegiada de expressão, interação e proteção social. Destacamos inclusive que, com a reforma do CRAS, o Infância Feliz ganha um novo espaço para melhor atender os participantes do Serviço; SCFV para idosos (Projeto Conviver): é um serviço voltado para o público da terceira idade e que tem como objetivo promover ações baseadas nas características, interesses e demandas desta faixa etária, articuladas à vivência em grupo, às atividades artísticas, culturais, esportivas, de lazer e às experiências de vida de cada idoso, considerando sempre a centralidade da família e a importância dos vínculos familiares. O Conviver está implantado no município de Caarapó há 15 anos e é referenciado ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I). O serviço atende diretamente cerca de 180 idosos, com atividades diversas distribuídas ao longo da semana, sendo o grande encontro das terças-feiras no CRAS Urbano, o mais tradicional.

 

O CRAS também é referência para outros projetos, como o Benefícios Eventuais, de caráter suplementar e provisório, prestados aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública, que possuem critérios e condicionalidades para serem ofertados; Brinquedoteca, espaço lúdico que, com a reforma do CRAS, está totalmente reestruturado para melhor atender não somente as crianças do Serviço de Convivência Infância Feliz, mas para a integração, a socialização, o brincar e a acolhida das crianças que frequentam o CRAS junto com as suas famílias; Programa Leite de Soja, que é desenvolvido com recursos próprios da Prefeitura, e tem por finalidade a diminuição da desnutrição infantil, a segurança e complementação alimentar das famílias. O Programa beneficia mais de 800 famílias consideradas em situação de vulnerabilidade social, crianças de baixo peso e com desnutrição e idosos, além disso, atende a unidades escolares municipais e entidades da assistência social do setor não governamental. Ao todo são produzidos mensalmente cerca de 12.000 litros de leite; Projeto Maria Maria, que tem como objetivo a organização de grupos de mulheres através de atividades socioeducativas e oficinas de artesanato que contribuam na economia doméstica e favoreçam seu protagonismo e autonomia; Projeto Vida Nova, cujo objetivo é realizar o acompanhamento das mulheres gestantes em situação de vulnerabilidade, visando a formação e orientação materna, a estimulação do aleitamento materno, a formação e fortalecimento de vínculos mãe-bebê, bem como o nascimento de crianças saudáveis e com maior qualidade de vida. 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete