20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ponta Porã poderá ser incluída no roteiro da "Tocha Olímpica"

2015-06-29 13:12:00

Um dos rituais mais conhecidos relacionados à realização dos Jogos Olímpicos em um país é o percurso desenvolvido, meses antes das competições esportivas, da Tocha Olímpica. Neste sentido, o Brasil inteiro está se mobilizando para, de maneira festiva, organizar o roteiro para a passagem do fogo olímpico.

            A organização da Olimpíada 2016, no Rio de Janeiro, está elaborando o percurso que deverá ser desenvolvido em todo o território nacional. Em Mato Grosso do Sul algumas cidades serão contempladas.

            Para garantir a participação de Ponta Porã neste momento histórico para o esporte brasileiro, o presidente da Câmara Municipal, Marcelino Nunes de Oliveira, iniciou um trabalho que visa sensibilizar o Comitê Olímpico Brasileiro a incluir a "Princesinha dos Ervais" neste roteiro.

            Marcelino enviou uma carta ao presidente do Comitê Organizador da Olimpíada, Carlos Arthur Nuzman, explicando os motivos pelos quais Ponta Porã merece ser incluída no trajeto a ser percorrido pela Tocha Olímpica. Na argumentação, Marcelino destaca o papel de Ponta Porã no cenário histórico, cultural, econômico e esportivo de Mato Grosso do Sul. Além disso, a proximidade com o Paraguai, motivando a integração com o país vizinho, que, no seu entender, ajudará a divulgar ainda mais entre os paraguaios a realização da Olimpíada em território brasileiro.

PERCURSO

            O presidente do Comitê, Carlos Arthur Nuzman, disse que a passagem da tocha vai ser histórica para as cidades escolhidas. Durante o revezamento, 10 mil pessoas deverão carregar a tocha olímpica. Ela será acesa em Olímpia, na Grécia, e percorrerá o país europeu durante uma semana antes de desembarcar no Brasil.

            Até a chegada ao Maracanã, na cerimônia de abertura dos Jogos do Rio, em 5 de agosto de 2016, a tocha terá passado por 250 cidades, incluindo todas as capitais. O percurso terá 20 mil quilômetros de estrada e 10 mil milhas pelo ar ao longo de 25 semanas. “Vamos ter muitas emoções nesta caminhada e aqueles que tiverem esta oportunidade (de carregar a tocha) estarão escrevendo a história das suas vidas”, diz Carlos Arthur Nuzman.

            O revezamento da tocha olímpica foi iniciado nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936. Os Jogos Olímpicos de 2016 (XXXI Olimpíada), mais comumente chamada ‘Rio 2016’, será realizado de 5 a 21 de agosto de 2016, no Rio de Janeiro. Os jogos acontecerão em praças esportivas na Barra, Copacabana, Deodoro e Maracanã.

            A Paralimpíadas será de 7 a 18 de setembro do mesmo local. O local de abertura e encerramento será no Estádio do Maracanã. Será a primeira vez que os Jogos Olímpicos serão sediados na América do Sul e a segunda vez na América Latina, depois da Cidade do México 1968.

            Será também a terceira vez que acontecerão no hemisfério sul, depois de Melbourne 1956 e Sydney 2000. Serão disputadas 28 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos Olímpicos de Verão de 2012. O Comitê Executivo do COI sugeriu as inclusões do rugby sevens e do golfe,2 e foram aprovados durante a 121ª Sessão.

            O programa dos Jogos ainda poderá ser expandido, após o sucesso de novas modalidades incluídas nos primeiros Jogos Olímpicos da Juventude realizados em Singapura em 2010.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete