21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Cone Sul e bancada federal discutem questão indígena nesta 2ª

2015-06-27 15:11:00

Vilson Nascimento

Prefeitos da região Cone Sul do Estado vão se reunir com a bancada federal (deputados e senadores) de Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira, dia 29 de junho, para buscar solução em relação à questão indígena na região.

A reunião convoca pelo Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul (Conisul) está marcada para acontecer a partir das 10h da manhã na sede da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande.

Segundo o prefeito de Amambai, Sérgio Diozébio Barbosa, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal, o “Conisul”, o objetivo é debater junto com a bancada federal, medidas a serem adotadas em relação questão e pressionar o Governo Federal para adotar medidas urgentes visando por fim ao clima tenso que se criou na região por conta da demarcação de terras indígenas.

Na situação na região voltou a ficar tensa depois que indígenas, segundo eles, reivindicado suas terras tradicionais, ocuparam três propriedades rurais no decorrer dessa semana. Uma em Amambai e duas no município de Aral Moreira.

“Novamente a questão indígena tem criado um ambiente tenso em toda a região. Não queremos violência. Precisamos que o Governo Federal tome atitude urgente para acalmar a situação e resolver de vez a questão”, disse Sérgio Barbosa, que também integra a diretoria da Assomasul.

Fazem parte do Conisul os municípios de Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru, Iguatemi, Eldorado, Japorã, Mundo Novo, Itaquiraí, Naviraí, Juti e Caarapó.

Dos quatorze municípios integrantes do bloco, apenas quatro não enfrentam problemas iminentes relacionados a questão de demarcações de terras indígenas, Eldorado, Mundo Novo, Itaquiraí e Naviraí.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete