27.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Naviraí:Greve da Funasa provoca reunião para hoje

2007-09-06 05:29:00

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência (Simtesprev) e membros do Controle de Vetores da Secretaria Estadual de Saúde devem ter reunião nesta quinta-feira pela manhã, em Naviraí, com o prefeito de Zelmo de Brida e a gerente municipal de Saúde – Sonia Kamitani. Eles procuram resolver o impasse que gerou a greve dos servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no município.

Ontem foi o segundo dia da paralisação, resolvida como forma de protesto contra a servidora pública municipal, Rosineide Touro, que segundo o delegado sindical do Sintsprev, em Naviraí, Sebastião Ribeiro da Silva, desde que assumiu a coordenadoria dos trabalhos de combate ao controle de endemias (incluindo a dengue), teria agido “de forma discriminatória contra os colegas e adotando uma linha ditatorial”.

Com faixa de protesto, os oito servidores federais acuaram Rosineide Touro de agir fazendo calúnias e difamações, e que tem ameaçado fazer advertência, punição e até demissão, mesmo sendo ela servidora de um governo municipal e os da Funasa serem regidos pelo governo federal.

Os servidores da Funasa disseram que estão sendo discriminados e são taxados como “ultrapassados”. Em uma pauta de reivindicação, escrita à caneta, colocaram que “a Rose só carrega prancheta, não material de campo” e, afirmaram que ela tem que “ensinar para poder cobrar a eficiência, um serviço de primeiro linha”. E completam – “ela tem que fazer um curso de relações humanas”.

Os servidores disseram que não entendem a calunia e que não ficam horas na internet e a frente do televisor, e reclamam da falta de uniforme. Segundo eles, deveria ser entregue cinco conjuntos ao ano, com sapatos, meias, cintos, calças e camisetas, e que neste ano só houve a entrega de duas calças e camisetas.

Os servidores da Funasa prometem ficar parados até que a coordenadora seja destituída do cargo. Enquanto isso, o trabalho de prevenção e combate a doenças transmitidas por mosquitos e parasitas ficam paralisados em Naviraí.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete