26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Tacuru conclui o Plano Municipal de Educação

2015-05-28 15:45:00

A Prefeitura Municipal de Tacuru, por meio da Secretaria de Educação, promoveu o Seminário Municipal “O diálogo cria a base para a colaboração” (Paulo Freire). O evento aconteceu na quarta-feira (20), no Anfiteatro Educacional “Bruno Pelegrini”.

O seminário teve a finalidade de concluir a elaboração do Plano Municipal de Educação-PME, após ampla discussão nos seminários escolares, um realizado nas escolas urbanas (30/04) e outro realizado nas escolas  indígenas (05/05), a fim de concretizar as metas e estratégias do PME em consonância com Plano Nacional de Educação-PNE aprovado pela Lei 13.005/2014 e o Plano Estadual de Educação-PEE aprovado pela Lei 4.621/2014, as quais serão encaminhadas a Câmara de Vereadores para homologação pelo Poder Legislativo e na sequencia será enviado a Prefeitura, onde poderá será sancionado pelo prefeito.

O Secretário de Educação, Carlos Vital Espíndola de Avalo, declarou oficialmente aberto o seminário final, e ainda destacou a importância do trabalho em conjunto. "Agradeço a participação de todos os profissionais da educação e também a equipe da secretaria de educação pelo empenho e dedicação. Sejam todos bem vindos".

A Coordenadora do PME, Herlene Lemes de Campos, enfatizou que “este trabalho só foi possível com a participação da comunidade escolar e demais seguimentos da sociedade”, destacou que o mesmo se deu de forma democrática e participativa e melhor, atendendo os anseios de toda a comunidade. Ao finalizar salientou que “o plano não está sendo elaborado para a Secretaria Municipal de Educação, nem para o gestor municipal, e muito menos para a comissão, mas para o nosso município, portanto, monitorar e avaliar o plano é tarefa de todos, o cumprimento das metas e estratégias também dependem do nosso compromisso”.

O Presidente da Câmara, Paulo Sergio Mello parabenizou a equipe da educação pela iniciativa de elaborar um documento tão importante e necessário para o contexto educacional do município.

O Prefeito Paulo Pedro Rodrigues (Pedrinho) que também prestigiou o evento agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância desse momento, desejando a todos bons estudos e afirmando que “a prefeitura foi e sempre será parceira da educação do nosso município” disse o prefeito.

O seminário reuniu dezenas de pessoas incluindo a Câmara de Vereadores, Comissão Municipal de Elaboração do Plano Municipal de Educação, composto por representantes do Legislativo Municipal, do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Tacuru-MS/SIMTET, das Secretarias Municipais, do Conselho Tutelar, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), da Educação Indígena, todos os professores das escolas municipal e estadual, pais e funcionários não docentes das escolas. 

Dessa forma, a participação efetiva da sociedade vem consolidar um Plano Municipal de Educação, que atenda as necessidades educacionais do município. Considerando que O PME tem intento de subsidiar e nortear a educação do município nos próximos dez anos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete